A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) comemora nesta terça-feira, 20, a certificação ISO 9001 de qualidade da instituição. O selo ISO 9001 é utilizado atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral. A Funtac se torna a primeira instituição pública do Acre a conseguir o selo, raro em órgãos públicos, já que é comum apenas em empresas privadas se interessarem pela certificação.
A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada, independentemente de tamanho ou setor. A Funtac se preparou por longos dois anos e meio para conseguir a certificação. “Isso quer dizer que temos um padrão de qualidade reconhecido internacionalmente nos nossos aspectos técnico e operacional”, explica o presidente da Funtac, Luiz Augusto Mesquita. “Foi difícil conseguir isso.”
O certificado foi expedido pelo Instituto Falcão Bauer de Qualidade e o coordenador do sistema de qualidade da Funtac, responsável pelo processo, foi William Abreu. A instituição que tem a ISO 9001 se destaca muito mais em sua atuação. Poder imprimir em seus produtos e serviços o selo ISO e aumentar o respaldo e importância do valor agregado.
O processo de certificação ISO não é estático. Também foram apontadas algumas necessidades de mudança e o padrão tem que ser mantido para as auditorias que acontecem anualmente e assim manter o selo. A diretora técnica da Funtac, Magla Alves, conta: “Nós fizemos o mapeamento de processos da Funtac. Isso significa que, indiferentemente das pessoas que estiverem aqui, a organização e os processos dos nossos serviços serão sempre os mesmos”.
ISO
A Organização Internacional para Padronização (em inglês: International Organization for Standardization), popularmente conhecida como ISO, é uma entidade que congrega os grêmios de padronização/normalização de 170 países. Fundada em 23 de fevereiro de 1947, em Genebra, na Suíça, a ISO aprova normas internacionais em todos os campos técnicos.
A importância da Funtac
A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), que completou em setembro 25 anos de atuação em desenvolvimento científico e tecnológico no Acre, é uma iniciativa de vanguarda desde 1987. Ela tem como norte mostrar o potencial da floresta como patrimônio que pode gerar riqueza e possui grande valor social, e para isso foi instituído o primeiro laboratório de tecnologia da madeira.
O principal objetivo da instituição é colaborar com o desenvolvimento científico e tecnológico dos setores público e privado, bem como de comunidades tradicionais do Estado. A Funtac proporciona apoio às atividades dos diversos setores econômicos, através de modelo tecnológico apropriado à realidade da região, inovando, adaptando e transferindo tecnologias em sete grandes áreas: Tecnologia de Sementes e Produção de Mudas Florestais Nativas, Tecnologia para o Desenvolvimento de Produtos Naturais, Tecnologia de Manejo Florestal de Uso Múltiplo, Tecnologias em Materiais para Obras Civis, Tecnologia da Madeira, Tecnologia em Energias de Fontes Renováveis, e Tecnologia da Informação em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.