A data 5 de junho simboliza o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em razão disso, o governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), promoveu junto ao público acadêmico de Engenharia Ambiental da Faculdade Meta (Fameta) a oficina de reaproveitamento de resíduos de óleo de fritura para a produção de sabão.
De acordo com a coordenadora-técnica do Laboratório de Produtos Naturais (LPN) da Funtac, Gessica Sampaio, estimular a consciência ambiental dos estudantes dando melhor destino aos resíduos é o maior objetivo desse tipo de oficina.
“Além da teoria aplicada, eles puderam aprender na prática a fazer o sabão. Essa é uma forma de despertar o público acadêmico para o universo de possibilidades que há a partir da cultura do reaproveitamento”, declara Géssica.
O encontro foi, sobretudo, uma oportunidade de apresentar aos participantes o trabalho desenvolvido pela instituição, que ao longo de 29 anos tem contribuído com inovações tecnológicas no Acre.
Além desse envolvimento com a comunidade, o LPN, por exemplo, disponibiliza a prestação de serviços que vão desde a produção de fitocosméticos até a análise microbiológica de água e físico-química de óleos e alimentos para uma parte das indústrias e empresas acreanas.