Com o objetivo de certificar cooperativas e associações e garantir o controle de qualidade nos métodos de extração e armazenamento de óleos vegetais, o governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), promoveu nesta semana uma capacitação em Rodrigues Alves.
O curso teve foco nas boas práticas de coleta e envolveu as cooperativas Nova Cintra, Coopfrutos e Associação do Igarapé Branco, do Projeto Santa Luzia.
Com a mediação da diretora-presidente da Funtac, Silvia Luciane Basso, e da coordenadora-técnica do Laboratório de Produtos Naturais (LPN), Géssica Sampaio, a comunidade conheceu técnicas essenciais para a execução das atividades e armazenamento.
A capacitação faz parte do cronograma de ações da instituição, que há quase 29 anos impulsiona o desenvolvimento científico e tecnológico no estado.
Nesse sentido, o envolvimento de comunidades, cooperativas e associações no campo das pesquisas tem sido um ponto forte dos projetos desenvolvidos com ativos amazônicos, principalmente no tocante à produção de fitocosméticos e fitoterápicos.