A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) autorizou nesta quarta-feira, 23, o pagamento para os funcionários terceirizados da fábrica de preservativos masculinos Natex.
Segundo o diretor-presidente Maurilho Silva, todos os 109 funcionários da Natex foram contratados por meio de quatro empresas. A Funtac já iniciou os repasses para essas empresas e estima que até o início da próxima semana todos estarão com seus compromissos em dia, a maioria já a partir desta quinta-feira, 24.
Todo o recurso destinado ao pagamento dos funcionários é próprio do Estado, conforme autorização do governador Tião Viana.
A Natex foi desenvolvida com a missão de contribuir com a sustentabilidade econômica e social da floresta tropical acreana por meio de soluções tecnológicas no uso sustentável dos recursos naturais locais, em especial a seringueira.
Esses objetivos foram atingidos ao longo de quase 10 anos de projeto e operação da Natex, como atestam os mais de 170 empregos diretos que foram gerados em seu auge, as mais de 700 famílias cadastradas envolvidas no processo de extração do látex e a produção anual de 100 milhões de preservativos.