Funtac emite laudo de qualidade para óleo produzido em Mâncio Lima

Óleo de buriti e óleo de açaí são entregues a empresa do Pará com laudo de qualidade emitido pelo Funtac (Foto: Cedida)
Óleo de buriti e óleo de açaí são entregues a empresa do Pará, com laudo de qualidade emitido pela Funtac (Foto: Cedida)

O laboratório de produtos naturais da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) realizou o controle de qualidade dos óleos de patuá, açaí, buriti e manteiga de cupuaçu produzidos pela Cooperativa de Produtores de Frutas Nativas de Mâncio Lima (Cooperfruta). Desses óleos que já possuem o laudo de qualidade, 428 quilos de óleo de buriti e 10 litros de óleo de açaí foram entregues esta semana a empresa Amazon Oil, em Belém do Pará.

A Amazon Oil tem como objetivo consolidar a utilização de óleos e gorduras e criar fluxo de matérias-primas na floresta. A empresa produz velas vegetais para massagens, sabonetes especiais feitos a frio 100% natural, sem gordura animal, extratos alcoólicos, extratos glicólicos e hidro glicólicos de ativos amazônicos. É uma grande parceira na compra dos óleos produzidos pela Cooperfruta.

Com os equipamentos de extração de óleo recebidos da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), atualmente a cooperativa tem capacidade para a produção de 100 quilos de óleo por dia. A Funtac oferece toda a assessoria técnica para a Cooperfruta, resultando em um produto com qualidade garantida. “A Funtac faz uma analise dos óleos. Assim, eles saem daqui com a garantia. Isso é muito bom”, diz Manuel Bezerra, diretor-técnico da cooperativa.

“O laboratório de produtos naturais realiza o controle de qualidade físico-químico dos óleos vegetais, fornecendo um laudo de qualidade dos insumos vegetais. Esse procedimento garante que o óleo não é adulterado e, com isso, agrega valor na venda do produto”, afirma a doutora em biotecnologia e diretora técnica da Funtac, Silvia Basso.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter