Funtac comemora selo ISO 9001 e produção recorde na fábrica de camisinhas

Uma das missões da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) é mostrar o potencial da floresta como patrimônio que pode gerar riqueza e inclusão social. No balanço de 2012, a Funtac comemora duas grandes conquistas: o selo ISO 9001 e a produção recorde de mais de 70 milhões de preservativos, na Fábrica de Camisinhas Natex.

A Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization), conhecida como ISO é uma entidade que congrega os grêmios de padronização/normalização de 170 países em vários aspectos. O selo ISO 9001 é adequado para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada, independentemente de tamanho ou setor. A Funtac se preparou durante dois anos e meio para conseguir a certificação prestigiada mundialmente e se tornou a primeira empresa pública do Acre a obtê-la.

Luiz Mesquita, presidente da Funtac: “padrão de qualidade internacional” (Foto: Angela Peres)

Luiz Mesquita, presidente da Funtac: “Padrão de qualidade internacional” (Foto: Angela Peres)

Segundo o presidente da Fundação, Luiz Augusto Mesquita, “agora temos um padrão de qualidade reconhecido internacionalmente nos aspectos técnico e operacional. Foi difícil consegui-lo e vamos lutar para mantê-lo”. A instituição, que tem a ISO 9001, destaca-se muito mais em sua atuação. Pode imprimir em seus produtos e serviços o selo ISO e aumentar o valor agregado.

Recorde de preservativos

A Fábrica de Preservativos Natex, que é gerenciada pela Funtac, foi criada com investimento conjunto dos governos federal e estadual. Em 2012, a fábrica fechou seu balanço com uma produção recorde de 72.693.216 preservativos. A produção começou apenas em março, devido ao convênio com o Ministério da Saúde, e até completar o um ano de contrato, agora em 2013, terá entregue 100 milhões de unidades.

O látex para a fábrica de camisinhas é fornecido por seringueiros da região (Foto: Gleilson Miranda)

O látex para a fábrica de camisinhas é fornecido por seringueiros da região (Foto: Gleilson Miranda)

 

A Natex é resultado do projeto do governo do Acre de associar o uso sustentável da floresta amazônica às tecnologias de ponta para produção de preservativos masculinos, e está em funcionamento desde 2008. O empreendimento emprega atualmente 170 funcionários diretos e gera renda para mais de 700 famílias produtoras de látex da Reserva Chico Mendes. A produção de preservativos é toda absorvida pelo Ministério da Saúde, que destina o material aos programas de combate às DST.

“Apesar de toda a dificuldade de repasse e recursos em 2012, conseguimos bater o recorde de produção de camisinhas e estamos muito satisfeitos com isso”, declara Luiz Mesquita. A novidade para a Natex é que já foram aprovados no Ministério da Saúde os recursos para a duplicação do maquinário da empresa, fazendo sua produção chegar a 200 milhões de preservativos. Apenas a liberação está sendo aguardada para que a licitação possa ser feita, gerando futuramente mais empregos diretos e indiretos.

Como a Funtac atua

O principal objetivo da Funtac é colaborar com o desenvolvimento científico e tecnológico dos setores público e privado, bem como de comunidades tradicionais do Estado. A Funtac proporciona apoio às atividades de diversos setores econômicos, por meio de modelo tecnológico apropriado à realidade da região, inovando, adaptando e transferindo tecnologias em sete grandes áreas: Tecnologia de Sementes e Produção de Mudas Florestais Nativas, Tecnologia para o Desenvolvimento de Produtos Naturais, Tecnologia de Manejo Florestal de Uso Múltiplo, Tecnologias em Materiais para Obras Civis, Tecnologia da Madeira, Tecnologia em Energias de Fontes Renováveis, e Tecnologia da Informação em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter