A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) é uma das instituições que apoiam os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. Realizados conjuntamente desde 2009, os prêmios recebem até o dia 9 de setembro projetos em várias categorias. O valor total da premiação para cada categoria será de R$ 65 mil. As inscrições e o regulamento podem ser encontrados no site das premiações.
O prêmio Professor Samuel Benchimol inclui duas naturezas de premiação: uma para a identificação de projetos inovadores nas áreas ambiental, econômico-tecnológica e social, e outra para reconhecimento de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da região. Já o prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente busca identificar projetos com abordagem integrada, preferencialmente, reconhecendo e valorizando as empresas na Amazônia. Além disso, também valoriza as iniciativas de suporte ao desenvolvimento regional, estimulando a criação de projetos inovadores no setor econômico e educacional.
“Nós participamos do grupo de avaliação dos projetos apresentados nos prêmios e da avaliação final para indiciar os vencedores”, disse o presidente da Funtac, Luiz Augusto, explicando o apoio do governo do Acre. A Funtac também irá escrever projetos na premiação.
O superintendente regional do Basa no Acre, José Roberto da Costa, lembra que o Acre já apresentou projetos e venceu a premiação. “Mas queremos um número maior de candidatos do Acre este ano que participem, que vençam. O Estado já vem apresentando ótimas propostas. Podem participar desde estudantes, empresas e instituições, desde que organizem seus projetos nos âmbitos social, ambiental e econômico”, disse. Este ano os prêmios focam como tema a eliminação da pobreza.
Esses são uns dos maiores prêmios da América Latina, que tem por objetivos: promover a reflexão sobre as perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais, sociais e de empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica; fomentar a interação permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da Região Amazônica; identificar, analisar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresarial e oportunidades de investimento a potenciais financiadores, públicos ou privados; e agraciar pessoas que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.
Só serão aceitos trabalhos inéditos, que nunca foram colocados em prática na região, salvo algumas exceções presentes em edital. O julgamento das propostas submetidas acontece no mês de outubro e a entrega da premiação será em novembro, na cidade de Belém (PA). O Acre sediará a premiação em 2014.