Funtac: 28 anos de ciência e tecnologia na Amazônia

Linha de cosméticas de bambu foi lançada na Expoacre 2015 (Foto: Arison Jardim/Secom)
Linha de cosméticos de bambu foi lançada na Expoacre 2015 (Foto: Arison Jardim/Secom)

Há 28 anos, em 24 de setembro de 1987, foi publicada a lei de criação da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac). Desde então, a instituição vem desenvolvendo várias pesquisas e tecnologias que beneficiam a sociedade acreana.

Atualmente a instituição possui 250 servidores envolvidos em vários projetos e serviços. A pesquisadora Josefa Magna, destacou um dos serviços prestado. “Atualmente a Funtac tem varias linhas de pesquisa e também presta serviços. Um dos grandes serviços que temos prestado é o controle de obras, tanto do projeto ruas do povo, quanto às rodovias, nos temos feito o controle de qualidade dessas obras”, afirma.

Entre as áreas temáticas que a Funtac trabalha tem o Laboratório de Tecnologia da Madeira (LTM) que atualmente está focado nos estudos sobre o bambu. “A gente está fazendo o levantamento de ocorrência de bambu das áreas de bambu no estado”, diz Suelem Pontes, chefe da divisão de recursos naturais da Funtac.

Já a Divisão de Tecnologia de Energia de Fontes Renováveis (DITER) da Funtac é um relevante setor de pesquisa energética da região voltada para o desenvolvimento de fontes alternativas de energia. Entre os projetos da divisão estão à produção de biodiesel e a produção de diesel vegetal.

Essas não são os únicos projetos da fundação. Por meio do Laboratório de Tecnologia em Sementes e Micropropagação, vem tornando-se referencia na oferta de sementes de qualidade e na produção de mudas.

O Laboratório de Produtos Naturais desenvolve fitoterápicos e fitocosméticos, também faz o controle de qualidade de matéria prima vegetal auxiliando as cooperativas, além de realizar capacitação para interessados. Um dos últimos produtos lançados pelo laboratório foi a linha de cosméticos de bambu, composta por shampoo, condicionador, tônico adstringente, hidratante, sabonete líquido e sabonete em barra 100% vegetal.

E assim, com as pesquisas desenvolvidas nas suas áreas de atuação, a Funtac se torna uma instituição relevante na solução para os problemas da sociedade acreana.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest