Fundos de pensão na piscicultura acreana

Tião Viana e ministra Ideli Salvatti constroem possibilidade de atrair os bilionários fundos de pensão para fortalecer o setor

presidente_do_incrassdfsdf.jpg

Governador Tião Viana foi recebido pelo presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, com quem tratou da liberação de mais recursos para o Acre (Foto: Romerito Aquino)

O crescimento da piscicultura do Acre poderá ser reforçado ainda mais com a entrada de investimentos dos bilionários fundos de pensão do país. Essa possibilidade foi construída nesta terça-feira, 24, pela ministra Ideli Salvatti com o governador Tião Viana, ao tratarem, na capital federal, de novas ações do Ministério da Pesca em favor do aumento da produção de peixe no Estado.

Além dos fundos de pensões, que já participam de várias empresas hoje no Brasil, a ministra Ideli Salvatti garantiu ao governador a concessão de máquinas retroescavadeiras para a construção de mais tanques de criação de peixe no Estado. Outro compromisso da ministra foi a prestação de assistência técnica para os piscicultores acreanos.

Ideli Salvatti também assumiu o compromisso com o governador de estudar a criação de uma espécie de Pronaf B (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para que os pequenos produtores possam adquirir a ração para a criação de peixes pelo menos nos primeiros dois anos de atividade.

“Foi uma agenda dos melhores resultados para a nossa piscicultura, que terá as obras de construção do complexo industrial de Rio Branco iniciadas no próximo dia primeiro de junho. Nós estamos com todas as ações integradas e com forte apoio do Ministério da Pesca”, disse Tião Viana. O governador comemorou, particularmente, a possibilidade da entrada dos fundos de pensão nos investimentos que estão sendo realizados no Acre para tornar o Estado o endereço do peixe na Amazônia brasileira.

ministra_ideli_salvatti.jpg

Além dos fundos de pensões, a ministra Ideli Salvatti garantiu ao governador a concessão de máquinas para a construção de mais tanques de criação de peixe no Estado (Foto: Romerito Aquino)

“A ministra Ideli Salvatti vai nos levar aos fundos de pensão para que sejam ampliados os investimentos na área da piscicultura acreana. Acho que é a oportunidade de um futuro ainda maior do que o que idealizamos para a atividade da piscicultura em nosso Estado, para que ampliemos ainda mais a renda e os empregos para a nossa população”, completou o governador.

Acompanhando o governador Tião Viana na audiência com a ministra da Pesca, o secretário de Meio Ambiente, Edergard de Deus, considerou “fantástico” o projeto da pesca do Acre porque, segundo ele, estão sendo tomados todos os cuidados ambientais para que ele possa acontecer da melhor forma possível.

Segundo o secretário, o projeto da pesca vai despressionar o meio ambiente no Estado, na medida em que reduz o impacto sobre a floresta acreana, pois os tanques de produção de peixe ocupam áreas degradadas e que já foram desmatadas. Com isso, os produtores de peixe não necessitam mais derrubar áreas de floresta. “A Secretaria de Meio Ambiente e o Imac estão trabalhando fortemente no programa de avaliação ambiental estratégica, que está  acompanhando a implantação da piscicultura no Acre”, disse Edegard.
 
Visita a Lula, ramais agrícolas, monitoramento de ruas e novo canil do Bope

regina_miki_-_senasp.jpg

Governador Tião Viana e secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki (Foto: Romerito Aquino)

O governador também manteve encontro com o ex-presidente Lula, com quem teve uma agenda muito positiva, falando com carinho e fraternidade do Acre, do Brasil e da África. “O ex-presidente Lula sempre é uma figura especial, como sempre fraterno e carinhoso com o Acre. Ele vai nos visitar em breve no Acre”, disse o governador.

Outra agenda cumprida com sucesso pelo governador Tião Viana foi a liberação de recursos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, para a construção de um novo canil, moderno e ampliado, para o Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, permitindo o treinamento e adestramento de cães usados em farejamento de entorpecentes, de explosivos e de controle de distúrbios civis. 

“Esse serviço se destina a profissionalizar o ambiente de nosso Batalhão de Operações Especiais, que é um exemplo de serviço de defesa da segurança e da vida das pessoas. Vamos ampliar a área de trabalho e treinamento daqueles profissionais da PM”, assinalou o governador, após sair da audiência com a secretária da Senasp, Regina Miki.

A outra novidade da agenda na Senasp foi a liberação de recursos para renovar e ampliar o sistema de vídeo e monitoramento das ruas do Acre, que se tornará mais eficiente com o uso de moderna tecnologia capaz de identificar delitos e confirmar ações criminosas, fazendo com que seus responsáveis sejam devidamente punidos. “Esses são mais alguns avanços na área da segurança pública do Estado do Acre na parceria do nosso governo com o governo da presidente Dilma”, disse Tião Viana.

A terceira agenda cumprida pelo governador foi com o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, com quem Tião Viana tratou da liberação de mais recursos do órgão para ampliar o número de ramais agrícolas que precisam ser recuperados e construídos nesse verão amazônico. Celso Lisboa assumiu o compromisso com o governador para liberar mais recursos no mais tardar até o fim de julho deste ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter