treinamento

Fundhacre realiza curso de Suporte Básico de Vida para profissionais de saúde

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Processos Educacionais e Pesquisa  (Nuproep), juntamente com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP), vem realizando na gerência de enfermagem do hospital, um curso de capacitação voltado para suporte básico de vida aos profissionais de saúde que fazem parte do complexo, ao todo 32 pessoas participaram da capacitação ocorrida nesta segunda-feira, 17.

Fundhacre realiza curso de Suporte Básico de Vida para profissionais de saúde. Foto: Gleison Luz

“Nosso foco é capacitar e atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde da Fundhacre quanto ao atendimento de suporte básico de vida em uma parada cardiorrespiratória. Vale ressaltar que esse suporte é um dos elos da ‘cadeia de sobrevivência’ da American Heart Association”, destacou o enfermeiro Rocicley Souza, responsável pelo Nuproep.

“Nosso foco é capacitar e atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde da Fundhacre”, afirma Rocicley Souza responsável do Nuproep. Foto: Gleison Luz

O conteúdo programático abordado esteve voltado para a epidemiologia das emergências clínicas e cardiológicas, uso adequado da corrente de sobrevida para a organização, uniformização e efetividade no atendimento da PCR, técnica de checagem rápida do pulso, atendimento por leigo e profissional: diferenças, como comprimir, como abrir a via aérea e ventilar corretamente, entre outros.

O Nuprep conta com o Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), além do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, que tem por função planejar, organizar e fornecer apoio às ações de Educação Permanente em Saúde, a qual se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais.

Ao todo 32 pessoas participaram da capacitação. Foto: cedida

“O nosso cronograma é semestral. Nesse primeiro trimestre já realizamos integração ensino-serviço, capacitação de suporte básico de vida. Teremos ainda oficinas na semana de segurança do paciente e estamos com a educação permanente voltada aos cuidados paliativos através do projeto do Proadi-sus. Além dessas atividades, o núcleo está realizando, em parceria com os coordenadores, a atualização e implementação de protocolos institucionais”, enfatiza a coordenadora do Nep, Natasha Varjão.