Pensando em atender e garantir uma melhor assistência ao paciente transplantado, o Núcleo de Educação Permanente (NEP), junto à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ao Serviço de Transplantes da Fundhacre, organizou uma capacitação para a equipe multiprofissional que atua na assistência do transplante hepático da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). O evento encerrou nesta terça-feira, 17.
“O treinamento teve o intuito de atualizar os profissionais e manter os protocolos de cuidado pós-transplante, pois trata-se de um paciente que precisa de cuidados específicos, de uma assistência intensiva, e nós prezamos por esse zelo com a maior qualidade possível”, comenta a coordenadora de transplantes, Valéria Monteiro.
O público-alvo foi a equipe assistencial de enfermagem, de fisioterapia da UTI e das enfermarias, e ocorreu na gerência de ensino do Hospital da Clínicas.
“O paciente transplantado passa por várias mãos, por vários cuidadores. Por isso, é importante manter o alinhamento e padrão da nossa equipe para atendê-lo, garantindo a melhor assistência possível”, encerrou a coordenadora.
Foram abordados temas voltados para o protocolo de admissão na UTI; cuidados no pós-operatório imediato, procedimentos de enfermagem, monitorização invasiva, protocolo de exames, imunossupressão, entre outros.
“Essa capacitação foi de suma importância para os profissionais que atuam diretamente com os pacientes transplantados no pós-operatório imediato e tardio, principalmente para o profissional de enfermagem que atua diretamente à beira do leito deste paciente. Os cuidados pós-transplante imediato e tardio são primordiais para definir o sucesso dessa cirurgia tão complexa”, comenta Doriana Moreira, que faz parte da equipe de enfermagem do transplante.