Fundhacre realiza capacitação para equipe multiprofissional que atua na assistência do transplante hepático

Pensando em atender e garantir uma melhor assistência ao paciente transplantado, o Núcleo de Educação Permanente (NEP), junto à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ao Serviço de Transplantes da Fundhacre, organizou uma capacitação para a equipe multiprofissional que atua na assistência do transplante hepático da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). O evento encerrou nesta terça-feira, 17.

Fundhacre promove capacitação para equipe multiprofissional que atua na assistência do transplante hepático. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“O treinamento teve o intuito de atualizar os profissionais e manter os protocolos de cuidado pós-transplante, pois trata-se de um paciente que precisa de cuidados específicos, de uma assistência intensiva, e nós prezamos por esse zelo com a maior qualidade possível”, comenta a coordenadora de transplantes, Valéria Monteiro.

Treinamento teve o intuito de atualizar os profissionais e manter os protocolos de cuidado pós-transplante. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O público-alvo foi a equipe assistencial de enfermagem, de fisioterapia da UTI e das enfermarias, e ocorreu na gerência de ensino do Hospital da Clínicas.

“O paciente transplantado passa por várias mãos, por vários cuidadores. Por isso, é importante manter o alinhamento e padrão da nossa equipe para atendê-lo, garantindo a melhor assistência possível”, encerrou a coordenadora.

Foram abordados temas voltados para o protocolo de admissão na UTI; cuidados no pós-operatório imediato, procedimentos de enfermagem, monitorização invasiva, protocolo de exames, imunossupressão, entre outros.

Treinamento contou com a equipe assistencial de enfermagem, fisioterapia da UTI e enfermarias. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Essa capacitação foi de suma importância para os profissionais que atuam diretamente com os pacientes transplantados no pós-operatório imediato e tardio, principalmente para o profissional de enfermagem que atua diretamente à beira do leito deste paciente. Os cuidados pós-transplante imediato e tardio são  primordiais para definir o sucesso dessa cirurgia tão complexa”, comenta Doriana Moreira, que faz parte da equipe de enfermagem do transplante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter