A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) promoveu nesta terça-feira, 20, e quarta, 21, em Rio Branco, um evento de integração para cerca de 40 novos profissionais de enfermagem. Com objetivo de fornecer orientações necessárias para atuação na unidade, a atividade foi conduzida por diversos núcleos do complexo hospitalar.
Foram abordados temas como segurança do paciente, descarte de resíduos e controle de infecção hospitalar, além das normas e rotinas do hospital. A integração foi conduzida para propiciar, aos novos membros da equipe, alinhamento com os procedimentos e padrões da instituição.
A presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, recebeu os novos servidores e salientou a importância do reforço no quadro da unidade: “Cada um aqui é peça fundamental no cumprimento do nosso propósito. Juntos, conseguiremos ampliar os serviços do complexo hospitalar, porque a nossa população merece o melhor serviço de saúde”.
A coordenadora de Enfermagem, Alesta Costa, abordou o valor da capacitação: “Recebemos muitos profissionais na unidade e precisamos transmitir a eles como é o nosso serviço, como devemos realizá-lo e para quem o fazemos. Então, essa integração é necessária e muito importante, tanto para nossos servidores quanto para toda a equipe”.
Carina Hechenberger, diretora de Assistência da Fundhacre, reforçou: “Vocês são o fôlego novo para o serviço, e temos muito a aprender com vocês. Hoje estamos trabalhando exatamente para que recebam diversas informações e conhecimentos adicionais, além dos que já possuem”.
Vanessa Lima, do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), também ressaltou a importância do evento: “É um momento de muita alegria receber novos profissionais e aproveitar para mostrar normas, rotinas, protocolos assistenciais e a notificação dos eventos adversos. A equipe que chegou tem grande valia para que o andamento dos serviços seja feito da melhor maneira possível”.
Para a técnica de enfermagem recém-chegada à Fundhacre Bianca Freitas, a atividade serve para fortalecer o conhecimento da equipe. “Tivemos várias atualizações sobre a rotina do hospital e o cuidado com os pacientes. Precisamos estar sempre reforçando, não só ouvindo, mas praticando também”, afirmou.
A integração da equipe é uma etapa essencial para garantir que os novos profissionais estejam bem preparados para contribuir com a missão de oferecer cuidados de saúde de alta qualidade à população. A Fundhacre, como instituição de referência, busca sempre aprimorar seus serviços de acordo com as políticas públicas de saúde promovidas pelo governo do Estado.