Por Halyce Santana
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou na segunda e terça-feira, 17 e 18, uma capacitação de Prevenção de Infecção da Corrente Sanguínea na Unidade de serviço de Nefrologia, responsável pela oferta do serviço de hemodiálise para 60 pacientes.
O público-alvo do treinamento foi a equipe de enfermagem, profissionais que estão diretamente ligados à assistência aos pacientes, e foi efetivada por meio da dinâmica de simulação realística, repassando o passo a passo da realização de curativo de cateter venoso central e fístula arteriovenosa (FAV).
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Natasha Volpati, reforçou que: “A capacitação visa a validação do protocolo de punção de fístula arteriovenosa e curativo de cateter venoso central, visando a prevenção de infecção da corrente sanguínea”, acrescentou a coordenadora.
O treinamento teve na programação, uma etapa voltada para orientação aos pacientes, por meio de uma educação continuada, enfatizando os procedimentos adequados de cuidados e higienização na região e quais unidades devem procurar em casos de intercorrências. Na ação também houve a entrega de panfletos informativos.
O procedimento de hemodiálise é executado com o auxílio de um cateter de acesso vascular ou por meio de uma FAV, para a filtragem do sangue em pacientes dialíticos. Logo, a não realização dos cuidados necessários podem favorecer a ocorrência de infecções, que são indicadas por sintomas de febre, dor no local, coloração avermelhada na região e a presença de secreção. Para a prevenção desse quadro, a coordenadora de Nefrologia, Christiane Lopes, reforçou a importância da capacitação realizada com a equipe de profissionais e com os pacientes.
“Hoje nós tivemos esse alinhamento com a equipe para uma qualificação em relação aos curativos dos acessos vasculares, visando melhorias na qualidade do tratamento do paciente. Orientamos também os pacientes no autocuidado, com relação aos cateteres. O indicado é que não molhem ou durmam por cima do acesso. Já com as fístulas, pedimos que os pacientes lavem antes de iniciarem o tratamento e também que não levantem peso no braço da fístula”, enfatiza a enfermeira.