Fundhacre oferece alimentação de qualidade e adaptada para pacientes e acompanhantes

O cuidado com a alimentação no ambiente hospitalar vai muito além de simplesmente servir refeições. Na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), coordenado pela nutricionista Madeline Guimarães, é responsável por garantir o valor nutricional adequado para a recuperação dos pacientes internados.

Cozinha funciona 24h e conta com 80 profissionais. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Funcionando 24h, todos os dias, a cozinha do complexo hospitalar prepara, em média, mil refeições, entre café da manhã, almoço e jantar, atendendo tanto os pacientes quanto os acompanhantes. Além disso, são oferecidos lanches nos intervalos das refeições, tanto pela manhã, quanto pela tarde e à noite, na ceia, tudo cuidadosamente elaborado para atender às diferentes necessidades de saúde.

“O cuidado nutricional é feito de maneira individualizada. Os nutricionistas passam beira a leito, verificando as necessidades de cada paciente, adaptando a dieta e trazendo as indicações para a cozinha, onde é feita a produção das refeições, tudo isso com um controle de qualidade rigoroso, para que o paciente receba os nutrientes necessários para a sua recuperação”, explica Madeline Guimarães.

Cerca de mil grandes refeições são servidas diariamente. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

São 80 funcionários na cozinha, entre eles, cozinheiros, auxiliares de copa e cozinha, copeiras, técnicos de Nutrição, nutricionistas e açougueiro. O cardápio mensal é planejado para proporcionar variedade e aceitação por parte dos pacientes, levando em conta preferências e restrições alimentares, como no caso de diabéticos e hipertensos.

Esse cuidado é percebido também por familiares e acompanhantes, como relata Cláudia dos Santos, que acompanhou sua irmã internada: “A janta de ontem estava muito boa, e o almoço de hoje também foi delicioso. Frango, arroz, feijão, salada, farofa… tudo feito com muito capricho”.

Cardápio é elaborado criteriosamente para garantir o bem-estar dos pacientes e acompanhantes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Entre os pratos preferidos dos pacientes estão o frango assado, o bobó de frango e as tiras de carne. Um fato curioso é o sucesso do tradicional “caldo de caridade”, muito apreciado pelos internados. Para aqueles que têm dificuldade em aceitar determinadas refeições, a equipe oferece opções alternativas, para que mesmo os pacientes mais debilitados possam encontrar algo que lhes agrade.

O trabalho da equipe de nutrição da Fundhacre vai além do básico: as dietas são pensadas com critério, mas sem deixar de lado o carinho e o sabor que fazem toda a diferença na rotina dos pacientes. E, no fim das contas, esse cuidado com a alimentação é também parte importante do processo de recuperação, tornando a estadia no hospital um pouco mais leve.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter