A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) implementou, em Rio Branco, uma mudança que promete tornar o atendimento mais prático e rápido para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o novo sistema de agendamento interno, agora os pacientes podem marcar retornos e exames no próprio ambulatório logo após a consulta, sem a necessidade de ir até o saguão principal enfrentar uma nova fila.

Segundo a coordenadora do Serviço de Atendimento Ambulatorial Especializado (Saae), Átila Marinheiro, a iniciativa visa tornar o processo do paciente mais leve e eficiente. “Estamos passando por várias mudanças para melhorar a experiência dos nossos pacientes. Com o novo sistema, ao sair do consultório eles podem fazer todos os agendamentos ali mesmo, sem precisar enfrentar uma nova fila”, explicou.

Para Karolayne Lima, que veio da zona rural de Epitaciolândia, interior do Acre, acompanhar seu avô em uma consulta, o sistema já fez diferença. “Primeira vez que a gente vem, mas a gente achou bem ágil. Toda a trajetória lá da frente até aqui dentro não demorou nem um pouco. Ainda mais que meu vô tem mobilidade reduzida, então não precisamos ficar indo e voltando”, aprovou.

“Melhorou, né? Pelo menos não fica muito tempo sentada, aguardando ser chamada para ser atendida”, complementou Maria Ramalho, que marcou seus exames com a equipe do Saae logo após sua consulta.

Assegurando que os pacientes tenham mais praticidade no acesso aos serviços, a mudança faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Fundhacre, para aprimorar o atendimento público de saúde, em especial no maior complexo hospitalar do estado e referência em transplantes na Região Norte.

A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, reforça que a proposta visa simplificar a vida do cidadão. “É uma mudança recente, mas desde o primeiro momento percebemos que facilitou muito a vida dos pacientes e acompanhantes. Sabemos o quanto é desgastante reservar esse tempo para cuidar da saúde, mas nossa equipe está bastante empenhada em pensar soluções que facilitem a vida do cidadão e proporcionem também melhor ambiente de trabalho”, afirmou.
Telefones de contato
A Fundhacre também conta com novos números de telefone, para atender melhor quem busca os serviços da unidade.
- Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre): (68) 3215-2008 | (68) 3215-2019
- Central de Atendimento Cirúrgico (CAC): (68) 3215-2000
- Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (Sadt): (68) 3215-2001 | (68) 3215-2003
- Regulação: (68) 3215-2002 | (68) 3215-2006 | (68) 3215-2007
- Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Acre (Unacon): (68) 3215-2004