Fundhacre entrega novos insumos para o serviço da lavanderia

Por Vitor Paiva

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizou na tarde desta segunda-feira, 19, a entrega de novos insumos que passarão a contribuir no serviço de lavanderia do hospital. O presidente da Fundhacre, João Paulo Silva, esteve, juntamente com sua equipe, realizando a entrega de novos materiais, sendo 40 caixas de agulhas, 205 pacotes de linhas de costura de diferentes cores e 100 elásticos novos, para que seja possível continuar com os reparos realizados nas roupas de cama de todo o hospital.

Fundhacre entrega novos insumos para o serviço da lavanderia. Foto: Gleison Luz

“São mais insumos para potencializar a mão de obra desses profissionais que muito tem contribuído no serviço da saúde, a lavanderia é um setor essencial dentro do hospital que requer todo um cuidado e atenção”, afirma o presidente João Paulo Silva.

“A lavanderia é um setor essencial dentro do hospital que requer todo um cuidado e atenção”, afirma o presidente João Paulo Silva. Foto: Gleison Luz

O setor de costura funciona em conjunto com a lavanderia da unidade, que passou por reformas no ano de 2021 para que pudesse se tornar mais eficiente na prestação de serviços, ao mesmo tempo em que criava um espaço acolhedor e confortável para que os colaboradores da Fundhacre pudessem trabalhar.

“A lavanderia é o coração da Fundhacre. Se ela parar de funcionar, tudo vai parar também”, conta o gestor. Foto: Gleison Luz

Dentre as melhorias feitas na reestruturação do último ano, está a criação de uma sala de repouso, destinada especialmente para os trabalhadores deste setor. “Trata-se de uma melhoria para os trabalhadores que merecem e são dignos de toda assistência. A lavanderia é o coração da Fundhacre. Se ela parar de funcionar, tudo vai parar também”, conta o gestor.

Francisca Duarte, 63, que trabalha há 30 anos na lavanderia. Foto: Gleison Luz

Francisca Duarte, 63, que trabalha há 30 anos na lavanderia, fala sobre a importância das melhorias nas condições de trabalho. “A mudança foi boa, melhorou nossa qualidade de vida na produção. Agora nós temos uma sala de repouso com televisão e colchões para o descanso nos intervalos, assim há mais conforto”, disse.

Conheça o serviço

A lavanderia da Fundhacre atende a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e o exército.

O serviço atende também unidades de saúde de Rio Branco. Foto: Gleison Luz

Deyse Morais é responsável pela lavanderia da Fundhacre desde maio de 2022. A servidora relata o orgulho que tem em trabalhar na lavanderia e poder atender tantas pessoas na cidade de Rio Branco.

“Além do nosso serviço, atendemos diversas outras unidades de Rio Branco, assim como o exército, e de algum município próximo, caso precise. Me sinto feliz e satisfeita em fazer parte desse trabalho e ver todos os pacientes atendidos, com seus lençóis e cobertores limpos, sem faltar para ninguém”, enfatiza.

“Me sinto feliz e satisfeita em fazer parte desse trabalho e ver todos os pacientes atendidos, com seus lençóis e cobertores limpos, sem faltar para ninguém”, enfatiza. Foto: Gleison Luz

Ao todo, 33 funcionários fazem o setor funcionar dentro da unidade, sendo divididos em turnos. Cerca de 15 colaboradores trabalham simultaneamente. Ao falar sobre como a lavanderia é vista, Deyse revela que sente orgulho da imagem que a sua equipe tem passado.

“É gratificante quando passo pelo hospital e os enfermeiros, médicos, e até mesmo os pacientes e acompanhantes nos agradecem pelo serviço, me enche de orgulho”, finalizou a chefe de departamento. Foto: Gleison Luz

“Como afirma nosso presidente, a lavanderia não é só o coração, são as veias, estão no corpo inteiro, porque se ela pára, se não chegar a roupa onde precisa, nada acontece, tudo pára. Nós somos vitais para o funcionamento da unidade e por isso é gratificante quando passo pelo hospital, e os enfermeiros, médicos, e até mesmo os pacientes e acompanhantes nos agradecem pelo serviço, me enche de orgulho”, finalizou a chefe de departamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter