novembro azul

Fundhacre e Aleac firmam parcerias em prol da saúde do homem

A Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), em parceria com a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizou nesta quarta-feira 17, no hall Casa Legislativa, uma ação voltada para o Novembro Azul, mês alusivo à conscientização e prevenção ao câncer de próstata.

Fundhacre e Aleac firmam parcerias em prol da saúde do homem. Foto: Danna Anute

“Estamos trabalhando o mês alusivo à saúde do homem, essa parceria faz destaque para esse cuidado que devemos ter também não somente no mês de novembro, mas durante todos os meses do ano. Que possamos estar buscando nossa saúde como prioridade sempre para o nosso bem-estar”, destacou o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva.

Presidente da Fundhacre, João Paulo Silva, abordando sobre a ação. Foto: Danna Anute

Foram oferecidos aos servidores da Aleac, atendimentos voltados para o Antígeno Prostático Específico (PSA) para Câncer de Próstata, pressão arterial e controle de glicemia.

Atendimentos voltados para a saúde do homem. Foto: Cedida

“Através desta ação queremos levar aos servidores deste Poder as informações sobre como é necessária a prevenção do câncer de próstata.  O mês de novembro tem um significado especial, o alerta é para todos nós homens. Já ficou comprovado que a doença detectada precocemente tem uma grande chance de não evoluir”, frisou o presidente do parlamento acreano, deputado Nicolau Júnior.

A ação ocorreu na Assembleia Legislativa do Acre. Foto: Danna Anute

Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, sangue na urina e/ou no sêmen.

Prevenção

Manter uma rotina adequada de higiene diária. Lavar o órgão sexual utilizando água e sabão durante o banho e depois das relações sexuais. Ir ao médico regularmente.