Fundação Victor Civita diz que Acre está na frente em ações de valorização da docência

Pesquisa da FVC revela que apenas 2% dos jovens brasileiros querem ser professores. No Acre, satisfação na escola pública eleva aprovação  no vestibular

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Pesquisa sobre "Atratividade da Carreira Docente" foi apresentada durante 2ª Consed (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A diretora-executiva da Fundação Victor Civita, Angela Dannemann, disse que o Acre alcançou bons índices de satisfação dos alunos do ensino médio  público (de acordo com o Conselho Estadual de Educação, 70% dos aprovados no vestibular da Ufac são egressos da escola pública) porque "saiu na frente" em questões fundamentais na política de educação. Angela se encontra em Rio Branco participando da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação. Ela trouxe para o Estado os  resultados do estudo ‘Atratividade da Carreira Docente’, que mostra números preocupantes quanto ao futuro do magistério. "Descobrimos na pesquisa que apenas 2% dos alunos do Ensino Médio têm a pedagogia ou alguma licenciatura como opção principal no vestibular. Essa é uma situação muito preocupante para o país e a reunião é  uma excelente oportunidade para debater a questão", diz Angela.

É a primeira vez que a Fundação Victor Civita participa de uma reunião do Consed. "Nosso objetivo é aproximar cada vez mais as proposições que desenvolvemos a partir de cada estudo dos formuladores de políticas públicas de educação e levar os resultados do trabalho para todo o Brasil", afirma. A pesquisa foi realizada em 2009 e entrevistou 1.501 alunos do terceiro ano, de 18 escolas públicas e privadas do Brasil. De acordo com o levantamento, um terço dos jovens entrevistados pensou em ser professor, mas desistiu. Segundo os estudantes, os motivos que os afastaram da carreira docente são: desvalorização social da profissão, baixa remuneração e uma rotina muito desgastante -o contrário do ocorre no Acre, onde a carreira é valorizado pelo Governo do Estado, os salários estão entre os três melhores do País e há um ambiente propício para a satisfação no trabalho.

A Fundação Victor Civita foi criada em 1985, como uma das primeiras iniciativas empresariais brasileiras no campo social. Desde então sua missão tem sido contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Fundamental no Brasil, produzindo publicações, sites, material pedagógico, pesquisas e projetos que auxiliem na capacitação dos professores, gestores e demais responsáveis pelo processo educacional. O detalhamento das pesquisas realizadas pela Fundação Victor Civita pode ser acessado através do link www.fvc.org.br/estudos.

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