Evento que é tradição no bairro da Base envolve cortejo com canções natalinas ao ritmo de marchinhas, benção de orações, distribuição de brinquedos, fogos de artifício e comidas típicas
O diretor-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Dircinei Souza, a diretora de Gestão da FEM, Rosadma Macedo, e Silvânia Mota, gestora de eventos da instituição, receberam na manhã da quinta-feira, 13, a senhora Deise Salim, organizadora da Caminhada Natalina, projeto que acontece há 12 anos no tradicional bairro da Base, ação realizada com a participação dos moradores.
O encontro serviu para firmar pela primeira vez a parceria do governo do Estado ao projeto comunitário. O evento tradicional envolve um cortejo por todas as ruas do bairro, puxado pela banda da Polícia Militar, que entoa canções natalinas ao ritmo de marchinhas, além da distribuição de brinquedos, show de fogos de artifício, comidas típicas, e a benção de orações feita por um padre da paróquia de Rio Branco, que acontece na Capela de Santa Rita, no próprio bairro.
"Para o governo é uma satisfação apoiarmos a Caminhada Natalina. Ela representa hoje uma manifestação cultural com características popular e religiosa, e que precisa ser fomentada para sua continuidade. É o espaço de comunhão entre as pessoas de um dos bairros mais tradicionais de Rio Branco", disse Dircinei Souza.
A Caminhada Natalina acontece no dia 21 de dezembro, e a cada ano ganha mais adeptos, recebendo pessoas de outras paróquias e bairros que se juntam ao cortejo. Somente no ano passado cerca de 500 pessoas participaram da tradicional festa.
"As pesssoas que não podem caminhar, por algum problema de saúde ou outro, também participam, sentados em cadeiras em frente as suas residências. Saímos semeando o amor por todas as ruas do bairro. Essa é uma forma de desejarmos um Feliz Natal a todos, reverenciarmos o nascimento de Jesus Cristo, nos confraternizarmos, e de pedirmos saúde, paz e amor a todas as familias acreanas, e a todas as pessoas no mundo. Estou muito feliz com esse apoio do governo do Estado, pois a Caminhada Natalina já é um evento cultural e religioso da cidade de Rio Braco", disse dona Deise Salim, que estava acompanhada com a produtora do projeto, senhora Rosana Macedo.