O governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), reuniu fazedores de cultura das regionais Juruá e Tarauacá/Envira, no dia 15, na Biblioteca Padre Trindade, em Cruzeiro do Sul, para a realização do Fórum da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Além do debate sobre as propostas culturais regionalizadas, foram entregues certificados dos projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) e pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) de 2023.
O presidente da FEM, Minoru Kinpara, participou do fórum e destacou a importância de ouvir os segmentos culturais em todos os municípios do estado, atendendo a uma determinação do governador Gladson Cameli, que prioriza a pluralidade no processo de aplicabilidade de recursos no setor cultural. Kinpara aproveitou para verificar como está o processo de revitalização do Teatro dos Náuas e do Museu Cordélia Lima, espaços culturais muito importantes para a população daquela região.
“Nosso objetivo é promover e incentivar o envolvimento dos fazedores de cultura do estado nas leis de incentivo à cultura. O Acre nunca recebeu tantos recursos para esse setor, e é preciso essa mobilização para garantir a participação de todos. Os valores da Aldir Blanc serão distribuídos por meio de editais que deverão ser lançados na segunda quinzena de julho para contemplar as ações culturais em 2024”, enfatiza Kinpara.
O resultado dessas oitivas será sistematizado e apresentado no dia 27 de maio, no Fórum de Consolidação das Propostas, na Filmoteca Acreana, das 18h às 22h e pelo canal da FEM no YouTube.