Fundação Elias Mansour lança edital de incentivo à cultura

No intuito de incentivar e selecionar projetos nas áreas de artes, patrimônio cultural e humanidades, que contribuam para o desenvolvimento artístico-cultural dos vinte e dois municípios acreanos, a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – FEM e o Fundo Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – Funcultura lançam oficialmente na próxima sexta-feira, 19, o Edital do Fundo Estadual de Cultura – FEC 2019.

O edital visa incentivar e selecionar projetos nas áreas de arte, patrimônio cultural Foto: Edson Bruno

A iniciativa  impacta diretamente na produção artística do estado, ampliando o acesso da população aos bens e serviços culturais e fortalecendo as expressões artísticas, e uma política de governo que na prática tenha resultados positivos no que se refere o fazer cultural.

Para o presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Manoel Pedro, o investimento é mais um passo na valorização da cultura do Estado.

“Estamos caminhando na busca de novos recursos que irão potencializar o seguimento cultural tanto na capital como no interior do Estado. Estamos trabalhando com muito afinco para que no ano que vem possamos melhorar ainda mais”, detalhou o diretor presidente da FEM.

Neste edital, existem duas novidades, a primeira delas a categoria estreante possibilitando que as pessoas que nunca tiveram projetos culturais aprovados em nível estadual a possibilidade de conseguirem recursos para suas atividades, a segunda novidade é a regionalização, ou seja, no mínimo 40% dos projetos selecionados deverão ser destinados aos 21 municípios, com exceção da capital.

O edital contemplará os vinte dois municípios do Acre Foto: Edson Bruno

Para a atriz e produtora cultural, Regina Marciel, o lançamento do edital simboliza muito no fazer artístico já que é um incentivo direto para a cultura acreana.

Diversos movimentos culturais serão contemplados com o edital de incentivo à cultura foto: Cedida

“Essa é uma ótima notícia para todos os artistas e produtores culturais do Acre. “Estávamos sem esse edital já tem um tempo por conta da falta de articulação das gestões anteriores o que de fato foi muito prejudicial para a cultura do Acre, mas agora com esse anúncio já conseguimos enxergar um novo momento tanto da capital quanto nos municípios que compõem o nosso Estado”, relatou a produtora cultural.

Sobre o edital

As inscrições serão realizadas de 19 de julho à 19 de agosto de 2019, nos horários das 08h às 12h e das 14h às 17h, nos seguintes endereços:

  1. Sede da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, Departamento de Fomento e Incentivo à Cultura: Rua Senador Eduardo Assmar nº 1291 – 2º Distrito – 69901-160 – Rio Branco – AC;
  2. Biblioteca Pública Estadual Elomar de Souza Braga, em Epitaciolândia – AC: Rua Capitão Pedro Vasconcelos nº 175–Bairro Aeroporto;
  3. Rádio Aldeia FM, em Brasileia: Rua Odilon Prataginº521- Centro;
  4. Museu do Xapuri, em Xapuri – AC: Rua Coronel Brandãonº156- Centro;
  5. Sede da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour–FEM, em Cruzeiro do Sul – AC: Avenida Rodrigues 443-Centro;
  6. Casa de Leitura, em Feijó – AC: Rua José Porfírio–Bairro 2º Distrito;
  7. Biblioteca Pública Estadual Luiza de Souza Ferreira de Paula, em Sena Madureira – AC: localizada na Avenida Castelo Branco,1.459–Centro.

Também podendo ser feitas por Via Postal Correios. O material deverá ser postado até a data limite do período de inscrição e encaminhada para a sede da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, Departamento de Fomento e Incentivo à Cultura – DEFIC: Rua Senador Eduardo Assmar nº 1291 – 2º Distrito – 69901-160 – Rio Branco – AC.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter