primeira edição

Fundação de Cultura Elias Mansour abre exposição coletiva no Salão das Artes

A Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM) realizará nesta quinta-feira, 6, às 19h, o vernissage da exposição coletiva Reexistência Resistência Resistir, que tem curadoria dos artistas plásticos Darci Seles e Luiz Carlos Gomes.

Esta exposição é a primeira edição do projeto Visualidades Permanentes, idealizado pela FEM com o objetivo de abrir espaço para que obras e ações de formação em diferentes linguagens artísticas possam ser apresentadas e oferecidas à população local de forma gratuita e permanente.

O vernissage acontecerá no Salão das Artes (Galeria Juvenal Antunes) espaço anexo ao prédio da Fundação, assim como todas as outras ações do Projeto Visualidades Permanentes, que a cada mês trará um trabalho artístico de diferente modalidade: exposição de artes plásticas, instalações, performances de teatro e dança.

Exposição é a primeira edição do projeto Visualidades Permanentes Foto: Cedida

Reexistência Resistência Resistir apresenta obras de 19 artistas plásticos de variadas vertentes, técnicas e trajetórias, que produzem continuamente em nossa cidade, cada um com seu olhar, traço e poética própria. As obras estarão expostas no período de 6 de fevereiro a 6 de março, promovendo um encontro simultâneo de diferentes experiências vividas para compartilhar visualidades e afetividades.

Para os artistas que participam da exposição, além de uma oportunidade de tornar seus trabalhos conhecidos do público, ela é uma provocação à reflexão sobre  como, socialmente, nosso país tem construído a identidade do artista e a simbologia da arte ultimamente.

“Nós procuramos reunir vários artistas e mostrar o que está sendo produzido. Cada artista disponibilizou suas obras e transformamos nessa exposição que é uma pequena amostra do que se faz de artes visuais no Estado do Acre”, conta Darci Seles, artista plástico e curador da exposição.

As obras estarão expostas no período de 6 de fevereiro a 6 de março Foto: Cedida

O presidente da FEM, Manoel Pedro (Correinha), disse que é satisfatório para o governo estimular, fomentar e dar oportunidade para os artistas. “Esse espaço da sede, onde hoje funcionamos, foi encontrado numa situação bastante complicada, mas nós estamos, aos poucos, revitalizando, dando vida aos espaços, para que possamos gradativamente ocupá-los. No ano passado, o espaço do Salão das Artes foi aberto com a exposição de um presépio de papel do artista plástico Darci Seles e hoje nós estamos abrindo uma segunda exposição com vários artistas, usando esse espaço próximo à Gameleira para dar vida aos trabalhos dos artistas acreanos valorizando o que eles produzem”, ressaltou.

Participam da exposição os artistas: Alexandre Anselmo, Alma, Beth Lins, Danilo de S’Acre, Darci Seles, Francisco Nerilson, Leia Haerdrich, Luiz Carlos Gomes, Luís Eduardo, Marco Lenísio, Murilo Santana, Natalino Santos, Paulo Félix, Paulo Tonon, Rafaela Zanatta, Rosilene Nobre, Ueliton Santana, Ulises Sanchez e Wennedy Filgueira.