Fundação de Amparo à pesquisa do Acre promove agenda nacional para o desenvolvimento da pós-graduação

O governo do Acre por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), promoveu nesta segunda-feira, 5, a oficina de construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de Prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação. O evento está sendo realizado nas 27 unidades federativas para compor o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2024 –2028).

Na Universidade Federal do Acre (Ufac), a oficina reuniu representantes estratégicos da comunidade científica, dos setores público, empresarial e da sociedade civil organizada, que compartilham o compromisso de promover o avanço da educação e da ciência no estado do Acre.

Estiveram presentes representantes da Embrapa, Seict, Ufac, Sesacre. Foto: Fhaidy Acosta/Secom

De acordo com o presidente da Fapac, Moisés Diniz, o objetivo central da Capes e da fundação é ouvir a sociedade civil, o setor empresarial, as instituições de pesquisa de ensino superior e o governo do Estado.

“Todas as secretarias que nós convidamos estiveram presentes para a elaboração desse plano de quatro anos, para o desenvolvimento da pós-graduação, mestrado e doutorado. Precisamos sempre olhar para as áreas da saúde, educação, meio ambiente, e o Acre como um todo e, assim, juntos, tornar este um lugar de desenvolvimento da ciência, da pesquisa e da pós-graduação”, destaca o presidente.

Presidente da Fapac presenteia representantes da Capes. Foto: Fhaidy Acosta/Secom

“Essa oficina visa oferecer subsídio para o Plano Nacional de Pós-graduação. Nesta ação procuramos formar dois produtos. O  primeiro é a definição dos temas estratégicos que são considerados prioritários para o estado do Acre. Já o segundo é a prospecção e considerações sobre o caminho formativo de mestres e doutores e como fixar estes na produção econômica do estado”, explica o coordenador de Fomento e Ações Estratégicas da Capes, Júlio Piffero.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter