Funcionários do Frigorífico de Peixes recebem treinamento

O treinamento é executado por profissionais acreanos do ramo da piscicultura (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Treinamento é executado por profissionais acreanos do ramo da piscicultura (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Com as operações em andamento na filetagem do pescado, o Frigorífico de Processamento de Peixes dispõe de mais de 20 maneiras diferentes de corte. Uma parceria entre a empresa Peixes da Amazônia S.A. e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio, e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) promove o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas para o corte do produto.

Nesta fase inicial, o empreendimento gerou 45 empregos diretos. Desses, 35 compõem a equipe responsável pelo setor de processamento do pescado, onde ocorre a capacitação. O treinamento, iniciado há pouco mais de uma semana, é executo por profissionais acreanos do ramo da piscicultura.

“Estou gostando da experiência de trabalhar com filetagem de peixe”, diz Elson de Souza (Foto: Luciano Pontes/Secom)
“Estou gostando da experiência de trabalhar com filetagem de peixe”, diz Elson de Souza (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Há duas semanas trabalhando no frigorífico, Elson de Souza, 38, estava desempregado quando soube da oferta de emprego. “Um amigo que já estava trabalhando aqui me contou que havia vagas. Me inscrevi, fui selecionado e estou gostando da experiência de trabalhar com cortes nobres de peixe”, diz.

Segundo o supervisor de produção do frigorífico, Luciano Santiago, daqui a dez dias outras 40 pessoas serão contratadas. “Estamos contatando aos poucos, pois todos devem passar por treinamento. O frigorífico adota, inclusive, critérios diferenciados da maioria das empresas. Aqui é permitida a contratação de familiares de primeiro grau”, ressalta.

Tambaqui, surubim e pirarucu são as espécies processadas no empreendimento. A versatilidade dos peixes define os diversos tipos de filetagem disponíveis para corte, que são realizados de acordo com a demanda de consumo do mercado. Alguns cortes são exclusividade acreana e foram desenvolvidos aqui no Estado, como é o caso do lombo de tambaqui e do kit caldeirada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter