Fórum de Educação Profissional Científica e Tecnológica do Acre

Instituto Dom Moacyr promove capacitação de Secretários de Instituições públicas e privadas ligadas a Educação Profissional

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O evento aconteceu na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha e objetivou aprimorar o trabalho com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Foto:Assessoria IDM)

O Fórum de Educação Profissional Científica e Tecnológica do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), promoveu na manhã desta quarta-feira, 19, um curso de capacitação para secretários escolares de unidades descentralizadas do IDM e colaboradores de Instituições públicas e privadas ligadas ao Ensino Profissional e Tecnológico do Estado.

O evento aconteceu na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha e objetivou aprimorar o trabalho com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

O Sistec foi criado pelo Governo Federal para dotar o Ministério da Educação e Cultura (MEC) de uma base nacional de dados oficial, contendo informações sobre a Educação Profissional e Tecnológica. Esta base serve de apoio para o conhecimento da realidade de cada região, como meio de ajudar no fomento de novos cursos técnicos e na avaliação dos já existentes.

Dessa forma, o Sistema acaba por possibilitar uma atuação mais assertiva das Políticas Públicas Federais ligadas à Educação Profissional. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por exemplo, utilizará o Sistec como base de atuação para seu Sistema de Habilitação de Instituições.

Através desse Sistema torna-se possível a validação dos diplomas pelas unidades de ensino, e também a consulta pública dessa validação, dificultando falsificações. Além disso, disponibilizam-se informações para toda a sociedade sobre a oferta de cursos no País.

O Curso foi mediado pela professora Elisete Machado, do Conselho Estadual de Educação (CEE), que explicou a importância de as instituições manterem seus cursos cadastrados no Sistec. “É muito importante manter todos os cursos cadastrados, pois um curso só tem validade nacional através do Sistec. É importante também manter os dados dos alunos dos cursos cadastrados e atualizados. Não é só cadastrar, mas alimentar o sistema: dizer se o aluno continuou, concluiu o curso, evadiu.” afirma Elisete.

O curso de capacitação contou com a presença de diversas instituições públicas e privadas: Instituto dom Moacyr (IDM), Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Centro de Educação Técnica e Especializada do Acre (Ceteac) e Contil Informática.

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