Candidatos que já se registraram devem ficar atentos à alteração na regra e procurar a Justiça Eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta terça-feira, 17, uma alteração nas informações que serão exibidas pelas urnas eletrônicas nas eleições de 2008. A partir de agora, na tela da urna o eleitor poderá ver também a foto do candidato a vice-prefeito. A intenção do Tribunal é informar melhor o eleitor sobre os candidatos em que ele vota.
A mudança foi sugerida pelo ministro Carlos Ayres Britto na primeira entrevista coletiva concedida após a sua posse, no dia último dia 6 de maio. Para o presidente do Tribunal, a inclusão de mais dados na tela atende ao direito dos eleitores de serem melhor informados. "Porque não é raro que os suplentes e vices assumam a titularidade do cargo e, às vezes para sempre, até o fim do mandato, não episodicamente, verdadeira sucessão. Não é chegada a hora também de identificá-lo para o eleitorado?", perguntou o ministro na ocasião.
Na sessão administrativa desta terça, os ministros concordaram com a proposta de alteração apresentada pelo relator das resoluções para as eleições desse ano, ministro Ari Pargendler. A questão foi levada à pauta no julgamento das Instruções 114 e 120.
Registro – A mudança na tela da urna eletrônica cria também a necessidade de entrega da foto do candidato a vice-prefeito na hora de registrar a candidatura. No julgamento, os ministros observaram que os candidatos que já se registraram devem ficar atentos à alteração na regra e procurar a Justiça Eleitoral para incluir a foto de seus vices no registro.