Fóruns comunitários de segurança continuam nos municípios do interior

 

Delegado Henrique Maciel, ao lado do secretário Reni Graebner, dá explicações a representantes da comunidade (Foto: Assessoria Sesp)

Delegado Henrique Maciel, ao lado do secretário Reni Graebner, dá explicações a representantes da comunidade (Foto: Assessoria Sesp)

O governo do Estado continua realizando os fóruns comunitários de segurança pública. Nos dois últimos dias, foram realizados nas câmaras municipais de Assis Brasil e Xapuri, onde foram eleitos os novos representantes e acolhidas às contribuições dessas regiões para fortalecer o sistema de segurança do estado.

 

Os fóruns fazem parte do plano estadual de segurança e dos princípios e metas estabelecidas no plano nacional de segurança pública. Este é o segundo ciclo de fóruns e se encerra no final deste mês, a equipe da Secretaria de Segurança Pública percorreu vários municípios para formular políticas junto às comunidades, respeitando as peculiaridades de cada região do estado.

“Este ano completaremos todos os municípios que devem ter fóruns estabelecidos, realizando a eleição dos novos representantes e instalando naqueles que ainda não tinham, e depois por em prática as propostas das comunidades”, explica o coordenador dos fóruns, Emanuel Viana.

A integração, que diz respeito às decisões; a regionalização, que se refere à descentralização da ação; e a participação, na qual entram, principalmente, os fóruns como instrumento de atuação compartilhada entre agentes de segurança e comunidade, são os processos articulados da gestão de segurança pública do Acre.

“A realização dos fóruns é nossa forma de valorizar a opinião da sociedade, e faz parte do nosso plano de segurança pública, sempre temos a participação de todas as lideranças em cada município, deste de vereadores e sindicatos a diretores de escolas e lideres comunitários”, esclarece Reni Graebner, secretário de Estado de Segurança Pública.

Ainda este mês, Acrelândia, Bujari e a 5ª regional de Rio Branco também elegerão seus novos representantes e apresentarão suas propostas para melhoria no sistema de segurança.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter