Foi realizado nos dias 6 e 7 deste mês, no hotel Tropical, em Manaus, o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer. Entre as pautas discutidas destaque para o programa Atleta na Escola, dos Ministérios do Esporte e Educação. E o apoio do governo federal ao transporte aéreo das equipes para a disputa dos Jogos Escolares fase nacional. O Secretário Adjunto de Esporte do governo do Acre, Mauro de Deus, participou do encontro como presidente do Fórum da Região Norte.
O representante do Ministério do Esporte, André Sanches, proferiu palestra sobre as metas do Atleta na Escola. O programa visa incentivar a prática esportiva nas instituições de ensino, inicialmente na modalidade de atletismo (saltos e corridas). Democratizar o acesso dos estudantes ao esporte, difundir e desenvolver valores olímpicos entre os alunos, estimular a formação do atleta escolar, identificar e orientar jovens talentosos com aptidão para o esporte e formar a base para o programa Brasil Medalha, projetando os jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, são alguns dos objetivos.
O governo do Acre terá um repasse de cerca de R$ 100 mil e mais R$ 100 por aluno classificado para desenvolver o programa. A Secretaria de Educação e Esporte (SEE) já está inserida no programa Atleta na Escola. A SEE abriu inscrições para todas as escolas do estado que queiram participar do programa. O repasse dos recursos vai acontecer de acordo com a quantidade de alunos inscritos por cada instituição nas categorias Sub 14 e Sub 17. O programa será difundido nas escolas e os melhores atletas disputam as fases regionais dos jogos até conseguirem índice para a seletiva nacional. Quem se destacar nas competições será patrocinado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O secretário Adjunto de Esporte, Mauro de Deus, se posicionou durante o Fórum sobre a necessidade dos Ministérios do Esporte e Educação arcarem com as despesas com o transporte aéreo durante a fase nacional dos Jogos Escolares. Após vários embates entre os presentes ficou decidida a criação de uma minuta com a proposta encabeçada pelo Acre. O documento será entregue pelo Fórum aos representantes dos Ministérios do Esporte e Educação para a concessão do apoio às despesas aéreas das delegações durante a disputa da fase nacional dos jogos.
“Acredito que essa ajuda será fundamental para garantirmos a participação das equipes do eixo Norte e Nordeste. Com essa iniciativa todos ganham, pois reteremos um maior número de atletas competindo nas mais diferentes modalidades esportivas o que vai possibilitar o surgimento de novos valores olímpicos”, disse Mauro de Deus.