Fórum Nacional discute políticas públicas para as mulheres

Delegação acreana de mulheres cumprimentou a ministra Eleonora Menecuti em encontro do Fórum Nacional das OPMs (Foto: SPM PR)

Delegação acreana de mulheres cumprimentou a ministra Eleonora Menecuti em encontro do Fórum Nacional das OPMs (Foto: SPM PR)

O encontro anual do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPMs), realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) na última semana, reuniu cerca de 330 gestoras públicas, no Distrito Federal, para tratar sobre o tema central “Agendas transversais e políticas para as mulheres”. O Acre esteve presente ao evento, por meio da delegação composta pelas gestoras municipais e estaduais Joelda Pais, Neuda Muniz, Graça Lopes e Elisangela Martins.

O evento teve o intuito de fortalecer os OPMs frente às estratégias de desenvolvimento adotadas pelas unidades da federação, além de contribuir para potencializar a inserção das políticas para as mulheres nos respectivos cenários de desenvolvimento sustentável, considerando os aspectos local e regional.

Para a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Joelda Pais, o encontro é um mecanismo de fortalecimento da política de gênero nacional. “Durante o encontro do fórum pudemos conhecer mais a fundo as diretrizes de políticas trabalhadas pela SPM/PR, além de termos sido capacitadas na área da construção de planos, projetos e programas com perspectiva de gênero. Esse foi um espaço de fortalecimento da política pública para as mulheres do Brasil”, afirmou.

“A discussão do fórum permitiu que compreendêssemos os avanços das políticas de gênero em nível nacional. Inclusive, segundo dados da SPM, o número de OPMs cresceu bastante nos últimos anos, e no Acre essa realidade não é diferente. Estamos articulando para que até o fim de 2014 todas as prefeituras acreanas tenham uma Coordenadoria de Políticas para as Mulheres devidamente criada, equipada e ativa”, disse a coordenadora da SEPMulheres, Neuda Muniz.

Na ocasião, a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM/PR, Vera Soares, apresentou uma pesquisa às gestoras presentes, constatando que em cerca de dez anos o número de organismos governamentais de políticas para as mulheres (OPMs) implantados no Brasil teve um crescimento expressivo: de 13 instituições, em 2004, para 603 organismos contabilizados em 2013.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter