Fórum debate soluções para prevenção e segurança no trânsito

Evento é uma das atividades vinculadas à Semana Nacional de Trânsito, iniciada na última quarta-feira, 18 (Foto: Assessoria Detran)

Evento é uma das atividades vinculadas à Semana Nacional de Trânsito, iniciada na última quarta-feira, 18 (Foto: Assessoria Detran)

A solenidade de abertura do Fórum de Prevenção e Segurança no Trânsito do Acre foi realizada nesta segunda-feira, 23, no auditório da Uninorte. Promovido pelo Detran, em parceria com a Polícia Militar e outras entidades governamentais, o evento é uma das atividades vinculadas à Semana Nacional de Trânsito, iniciada na última quarta-feira, 18, e visa suscitar a discussão de ações que culminem em segurança para pedestres, ciclistas e motoristas.

Representando o prefeitura de Rio Branco na solenidade, o superintendente da RBTrans, Ricardo Torres, iniciou sua fala, evidenciando o empenho dos órgãos de trânsito para promoção da segurança. “O pensamento de que há uma ‘indústria de multas’ é um atraso e até mesmo um desserviço. Os trabalhos desenvolvidos pela fiscalização, por exemplo, tem o único intuito de reduzir os acidentes e salvar vidas”, disse. Além disso, Ricardo Torres também apontou o que tem sido feito pelo município em termos de mobilidade urbana, como o investimento em passeios públicos.

Para o comandante da Ciatran, major Márcio Alves o comprometimento da sociedade é primordial. “Não nos interessa a autuação pela autuação, e sim para educar e salvar vidas. É preciso conhecimento e sensibilidade à problemática. Sabedoria e prudência são a solução para a violência no trânsito”, aponta.

O promotor de Defesa e Cidadania do Ministério Público Estadual, Rogério Muñoz, aproveitou a presença de um grupo de idosos para frisar o quanto são vulneráveis enquanto pedestres. Ressaltou que todos devem lembrar que o motorista se torna pedestre quando desce do carro. Parabenizou e endossou a iniciativa da colocação dos radares em Rio Branco. “Infelizmente, os nossos motoristas não são educados. A cultura do respeito à sinalização só existe quando há educação, mas principalmente quando se mexe no bolso dos infratores”, disse.

O diretor administrativo e financeiro do Detran, Gabriel Maia, afirma que os conhecimentos adquiridos no evento devem ser reproduzidos junto à sociedade. Avaliou ainda que a Álcool Zero é um programa de governo que com certeza já salvou milhares de vidas no trânsito. “Se não olharmos a formação com o cuidado que merece, os condutores podem se tornar criminosos atrás de volantes”, alerta.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário adjunto de Saúde do município, Oteniel Almeida, o diretor de operações do Detran, Ítalo Medeiros, o coordenador do programa voluntário de trânsito, capitão Jairo Teixeira e a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter