Amazônia Legal

Fórum de governadores tem reunião prévia em Brasília com ministro da Economia

O vice-governador do Acre, Major Rocha, participou nesta terça, 26, de uma reunião prévia do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal que acontecerá nos dias 28 e 29 de março em Macapá (AP). A reunião prévia foi realizada em Brasília, no Palácio Buritis, com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Entre os temas discutidos estão os termos para a aprovação da reforma da previdência e os rumos para um novo pacto federativo. Guedes reafirmou a vontade do governo em colocar em dia as contas dos estados. O governador do Acre, Gladson Cameli, participará da abertura do evento nesta quinta-feira, 28, e o vice-governador seguirá com os trabalhos.

Reunião prévia do Fórum de Governadores teve a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes. (Foto: cedida)

No primeiro dia de fórum ocorrerão as reuniões das câmaras setoriais com a participação dos secretários estaduais, para as quais o Acre enviou representantes: os secretários de Meio Ambiente, Israel Milani (Câmara Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), de Comunicação, Silvânia Pinheiro (Câmara Comunicação Pública), de Planejamento, Raphael Bastos (Câmara Consórcio Interestadual/Amazônia) e o delegado José Henrique Ferreira (Câmara Segurança Pública), representando o secretário de Segurança, Paulo Cézar.

Na sexta-feira, 29, os governadores se reúnem para deliberar as agendas das câmaras setoriais e em assembleia geral do consórcio. A segunda parte do fórum prevê os debates finais, encaminhamentos e a leitura da Carta de Macapá, documento que reúne os principais pontos discutidos durante as câmaras setoriais e do consórcio e que deverão conduzir os trabalhos dos estados, especialmente nas áreas abordadas durante o encontro.