Fórum Criminal é inaugurado na Cidade da Justiça

O Fórum Criminal é o primeiro dos seis blocos que compõe a Cidade da Justiça (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O Fórum Criminal é o primeiro dos seis blocos que compõem a Cidade da Justiça (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ) teve um dia marcante em sua história nesta sexta-feira, 12, com a inauguração do Fórum Criminal, o primeiro órgão do complexo conhecido como Cidade da Justiça, na Avenida Paulo de Lemos, bairro Portal da Amazônia. O governador Tião Viana e o presidente do TJ-AC, Roberto Barros, estiveram presentes à solenidade, que marca a reformulação do Poder Judiciário do Estado.

A comunidade forense e a sociedade civil vão passar a contar com uma Justiça mais ágil, moderna e eficiente. O Fórum Criminal tem cinco pavimentos, em mais de 5 mil metros quadrados, abrigará 12 unidades criminais da Comarca de Rio Branco e alocará 150 funcionários públicos, entre servidores e magistrados. A obra custou R$ 14 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do governo do Estado e do próprio TJ-AC.

“O que eu trago é a alegria do governo de ver a qualidade do trabalho da magistratura, que precisava desse novo acolhimento. Agora estamos concluindo o primeiro passo e dando os seguintes. Esse é um endereço para a cidadania do Acre. Aqui eu tenho certeza que a magistratura vai se sentir acolhida para dar a sociedade o que lhe é de direito”, disse o governador Tião Viana durante a inauguração.

Ao todo, a Cidade da Justiça terá seis blocos. O presidente Roberto Barros aproveitou para lembrar que a nova sede dos Juizados Especiais já está em construção, e que com essa inauguração vem o sentimento de dever cumprido. “Pontuarei as relações institucionais que permitiram a realização deste sonho. Essa é uma ação de engrandecimento do Poder Judiciário, do fortalecimento dessa instituição como órgão público que presta serviço diretamente ao povo”, disse Roberto Barros.

Roberto Barros entregou ao governador medalha (Sérgio Vale/Secom)
Roberto Barros entregou medalha ao governador (Sérgio Vale/Secom)

Durante a solenidade, o presidente Roberto Barros entregou ao governador Tião Viana e ao prefeito Marcus Alexandre a medalha do cinquentenário do Tribunal de Justiça do Acre, num agradecimento pelo apoio entre as instituições na realização desse empreendimento.

Homenagem – O Fórum Criminal foi batizado com o nome do Desembargador Lourival Marques de Oliveira. Com uma história de vida pública exemplar, Marques trabalhou desde a estruturação judiciária do primeiro governo eleito do Acre, até assumir a presidência do Tribunal de Justiça, aposentar-se, e ainda assim advogar. A viúva Edi Marques esteve presente à solenidade. Muito emocionada, ela afirmou: “Lourival é um espírito presente ao meu lado sempre. Quero dizer às pessoas que irão trabalhar no Fórum Criminal que honrem o nome e os valores do homem que batiza este prédio”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter