A Secretaria Estadual de Educação (SEE) e Universidade Federal do Acre (Ufac) uniram esforços para abordar um desafio educacional significativo: o déficit nas habilidades de leitura dos alunos. O projeto conjunto busca combater essa lacuna por meio de um suporte educacional direcionado, visando aprimorar a proficiência de leitura entre os estudantes.
Lauana Nascimento Brasil, aluna do curso de Pedagogia na Ufac, compartilhou as vantagens da formação proporcionada pelo projeto. Ela enfatizou a importância do conhecimento adquirido, especialmente para aqueles estão no início de sua trajetória acadêmica. Lauana ressaltou que essas bases são essenciais para interagir com crianças de maneira eficaz, incutindo nelas o amor pela leitura: “Estamos recebendo treinamento para participar do projeto de leitura com os alunos das escolas João Kubitschek e Absolon Moreira. Tem sido uma experiência incrivelmente enriquecedora para mim. Nosso objetivo é cultivar o gosto pela leitura e promover melhorias significativas”.
O professor Alexandre Luiz Gonzaga, da Ufac, explicou que essa colaboração foi concebida para aproximar a realidade da sala de aula universitária do ambiente do ensino fundamental. Ele destacou a importância tanto profissional quanto pessoal desse projeto, que prepara futuros educadores para o cenário de ensino, ao mesmo tempo em que promove um crescimento pessoal valioso. “Estamos estabelecendo uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação para fortalecer as habilidades de leitura dos alunos. Diante da identificação de uma deficiência nessa área, vemos essa colaboração estratégica como fundamental”.
Rocinete Santos, coordenadora de ensino da Representação da Secretaria Estadual de Educação em Cruzeiro do Sul, detalhou o projeto de extensão em conjunto com a Ufac, focado em auxiliar alunos com dificuldades de leitura e escrita. Ela explicou que, devido ao contexto da pandemia de covid-19, muitos alunos enfrentam desafios acadêmicos mais intensos, especialmente aqueles que tiveram um afastamento prolongado da educação.
Nesse contexto, os novos acadêmicos da universidade contribuirão ministrando aulas de apoio para aprimorar as habilidades de leitura e escrita desses alunos. “Estamos promovendo um momento formativo, especialmente voltado para a preparação inicial em leitura e escrita, capacitando esses acadêmicos para fornecerem suporte pedagógico nas escolas. O projeto de extensão visa atender alunos que apresentam déficits decorrentes da pandemia, com um enfoque no fomento da leitura e da escrita. Afinal, após a pandemia da covid-19, essas dificuldades se acentuaram consideravelmente”, relatou Rocinete.