Moradores de alguns bairros de Rio Branco conviveram, do início do ano até a última segunda-feira, 18, com a falta de água em suas residências. Segundo o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), isso ocorreu devido a problemas com a bomba de captação.
“Foram quebras sequenciais de equipamentos e a queima de um dos transformadores responsáveis pela captação de água do rio Acre. Todas as providências foram tomadas, e o fornecimento está sendo regularizados ao longo desta semana”, explicou o superintendente do Depasa, Miguel Félix.
O principal desafio da instituição foi regularizar a captação de água que, nos dias de crise, deixou de captar 1.400 l/s, passando a 1.000 l/s. “Por conta disso, milhões de litros de água deixaram de serem captados, o que comprometeu o fornecimento de água para as residências”, informou Félix.
A partir desta semana, o Depasa resolve, em caráter definitivo, a distribuição de água para os bairros Calafate, Distrito Industrial Velho e Portal da Amazônia. O trabalho realizado nesses bairros também resultou em melhorias no sistema de abastecimento do bairro Floresta.