Formatura do Peem em Feijó emociona professores e estudantes

Ao longo do curso foram construídos laços de amizade e carinho

professores_do_peem_de_feij_e_a_equipe_gestora_do_programa.jpg

Professores do Peem de Feijó e a equipe gestora do programa comemoram a formatura (Foto: Assessoria SEE)

a_emoo_e_alegria_da_professora_dorinha_de_ver_o_ex-aluno_e_amigo_concluir_o_ensino_mdio.jpg

A emoção e alegria da professora Dorinha de ver o ex-aluno e amigo concluir o ensino médio (Foto: Assessoria/SEE)

A colação de grau dos estudantes do Programa Especial de Ensino Médio (Peem Poronga) ocorrida na noite de quarta-feira, 7, em Feijó, foi uma prova de que a metodologia aplicada pelo projeto, além de resgatar o estímulo dos jovens para os estudos, também cultiva sentimentos de gratidão e amizade entre professores e alunos. Foi nesse clima que os 130 concluintes da Escola José Gurgel Rabelo receberam o tão sonhado diploma de conclusão do ensino médio.

Na cerimônia, que contou com a presença da representante do Núcleo Estadual de Educaçao, Cardoci Paiva, do secretário de Educação do município e presidente da Undime, Claudionor Cordeiro, entre outras autoridades, professores e alunos nutriam uma mistura de felicidade por mais uma etapa vencida, e tristeza em saber que a partir daquele momento os encontros diários, que durante um ano e meio fizeram surgir muitas amizades, chegou ao fim.

"O Peem trouxe uma mudança extraordinária na minha vida. Em 18 meses aprendi muita coisa que não conhecia. Nesse período, não recebi apenas conteúdo, mas o valor da amizade, pois os educadores são muito mais que passadores de conhecimento", declara o concluinte, Jorge Silva, 28.

Entre as professores, uma estava nitidamente emocionada por ver seu trabalhado recompensado: Maria das Dores, carinhosamente chamada de "Dorinha" pelos alunos. Abraçada ao ex-aluno e agora amigo Jorge, a professora da disciplina de História não continha as lágrimas. "É uma vitória chegar até hoje. Não foi fácil no princípio convencê-los de que valia a pena o esforço de continuar e nunca desistir. Agora, todos eles se tornaram grandes amigos e parceiros", revelou.

Para Claudionor Cordeiro, oferecer um programa como esse exige muita determinação e sacrifício por parte do Governo, mas traz resultados satisfatórios. "Essa foi uma luta para combater debilidades que a educação do Acre tinha. Esse modelo tem servido de exemplo para todo o país, pois desempenha uma função essencial: o resgate da autoestima de pessoas que não tiveram condições de estudar", afirma.

Com a expansão do Peem Poronga para cinco municípios do Acre, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, atinge apenas nessa fase – que vai ser concluída com a formatura das turmas de Tarauacá na noite desta quinta-feira, 8, e Cruzeiro do Sul, no próximo dia 16 – mais de 2 mil jovens que se encontravam em distorção idade e série.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter