Formação continuada de professores em leitura e escrita pretende aumentar desempenho de alunos

Vão participar da capacitação 1,5 mil docentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio dos 22 municípios do Estado

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Formação continuada, denominada “Para favorecer a aprendizagem em todas as disciplinas”, será dividida em três etapas (Foto: Assessoria SEE)

As atividades de leitura e escrita em sala de aula já não contemplam apenas os aspectos gramaticais. Elas vão além disso. Para fortalecer essa proposta, a Secretaria de Educação e Esporte conclui nesta quarta-feira, 25, uma formação continuada com 1,5 mil profissionais da rede pública estadual dos 22 municípios acreanos.

A formação continuada, denominada “Para favorecer a aprendizagem em todas as disciplinas”, será dividida em três etapas, sendo uma semipresencial, e vai contemplar docentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. Nesse trabalho, o enfoque não será o ensino específico de cada matéria, e sim assuntos relacionados ao ensino de todas as disciplinas. As oficinas serão divididas em três etapas, sendo uma delas semipresencial. A última acontece no mês de setembro.

“Agora posso levar textos de outros autores, que não os indicados pelo currículo, e aplicá-los de outra forma, incentivando o prazer da leitura. A formação está trazendo muitos benefícios, porque procedimentos didáticos que até então não tinha adotado, agora sei que posso”, afirma a professora de língua portuguesa Maria do Livramento.

Coordenador pedagógico na Escola Theodolina Falcão Macêdo, Agnaldo Dantas, também compartilha da opinião da colega. Para ele, a oficina dará outros focos na prática do ensino da leitura e escrita. “Temos observado nesses dias que o ato de exercitar nos fez ficar com outra visão. Aqui vamos trabalhar a leitura e a escrita desde a matemática até a religião”, explica.    

Nas oficinas serão trabalhados aspectos relacionados à leitura/compreensão de textos; procedimentos de estudo dos textos informativo-expositivos; propostas metodológicas problematizadoras; projetos de engajamento dos alunos; relação entre objetivos, conteúdos e atividades de ensinar e avaliar; avaliação como meio de planejamento e gestão da sala de aula.

A formadora do Instituto de Educação e Cultura Abaporu, empresa especializada em formação continuada para educadores e de produção de materiais didático-pedagógicos, Sureia Barigchum, afirma que a melhor maneira de o professor trabalhar para favorecer o desempenho da leitura e escrita é através das vivências e ensinando o aluno a estudar. “Estou falando de procedimentos que os docentes devem ter quando o aluno está lendo. As ações, como o simples ato de grifar palavras, vão possibilitar identificar as ideias de um texto”, conclui.

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