A IV Feira do Jovem Empreendedor realizada no fim de semana em Cruzeiro do Sul foi a última atividade dos alunos do Programa Especial do Ensino Médio (Peem)/Poronga – 2012, antes da formatura.
Muitos jovens que concluem a educação básica têm como meta inserir-se no mercado de trabalho, e como forma de contribuir para essa inserção, o Peem, juntamente com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), realizou a feira na Praça do Centro Cultural.
Mais de 220 alunos das três escolas de Ensino Médio de Cruzeiro do Sul (Craveiro Costa, Dom Henrique Ruth e Flodoardo Cabral) participaram da IV Feira. Eles puderam apresentar ao público seus trabalhos, que significam um complemento em sua renda familiar. Ideias criativas se transformaram em produtos artesanais, comidas típicas, doces regionais e serviços de beleza.
O evento marcou o encerramento do programa no ano de 2012 e é resultado das atividades práticas da disciplina que os alunos participam no decorrer do curso “Aprender a Empreender”, que busca enriquecer o aluno em relação à visão empresarial, estimulando-o a criar sua própria renda, além de ensinar como obter a melhor postura diante da competitividade no mercado de trabalho.
Nesta quarta-feira, 14, com presença do governador Tião Viana e do secretário de Educação Daniel Zen, vai acontecer a formatura da turma, em solenidade no Teatro dos Nauas.
Compromisso
O coordenador do Programa, Antônio Cleonildo Gomes de Souza, enfatizou o compromisso que o governo do Estado tem com esses jovens que estavam atrasados em seus estudos e que agora, com a conclusão do ensino médio, dão mais um passo importante em suas vidas.
O aluno Luís Felipe Damasceno Aguiar se disse satisfeito com a realização da feira, onde os alunos puderam mostrar seus talentos para as pessoas que prestigiaram o evento: “Podemos mostrar aqui todo nosso esforço e empenho, como também demonstrar que o programa está sendo a porta para o futuro de muitos jovens que apresentam algum tipo de distorção idade-série”.
“Estamos encantados com os trabalhos realizados pelos jovens, como também o resultado do programa, que vem atingindo seus objetivos. Para os professores, a satisfação maior é poder ver o desempenho de cada aluno”, mencionou Cristina Enes, gestora da escola Dom Henrique Ruth.
O Peem Poronga, criado em 2005, é realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e foi adotado como política pública de ensino pelo governo do Acre com o objetivo de diminuir os altos índices de defasagem idade-série no Estado.
Atualmente, o projeto está presente em 17 dos 22 municípios do Estado: Brasileia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá, Xapuri, Assis Brasil, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre e Rodrigues Alves.