Em apoio às ações desenvolvidas pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), foi realizada, no Complexo Penitenciário de Rio Branco, neste sábado 1º de junho, uma operação conjunta das forças de Segurança do Estado, com rondas na parte interna e no entorno dos presídios.
Além da Polícia Penal e suas forças especializadas, como Divisão Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), Divisão do Serviço de Operações e Escolta (Dsoe), Divisão de Operações com Cães (DOC) e Grupo de Operações Especiais (Gpoe), a operação contou ainda com a presença do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros (CBMAC), Grupo Especial de Fronteiras (Gefron), Polícia Civil e Polícia Militar.
O delegado de Polícia Civil, Marcos Frank Costa, que assumiu a presidência do Iapen interinamente, explicou que a operação faz parte das ações que já vinham sendo desenvolvidas pelo governo do Estado, no Sistema Penitenciário, dando continuidade ao que vinha sendo feito pela gestão anterior.
“Já havia um planejamento no sentido de ações para sedimentar cada dia mais a Segurança Pública no Sistema Penitenciário. Nesse momento, além de uma ação preventiva e repressiva, estamos verificando o emprego da aeronave dentro do complexo penitenciário, com pouso em pontos estratégicos, mostrando que é possível a utilização dessa estratégia dentro do Complexo Penitenciário, caso haja uma necessidade”, destacou o presidente do Iapen.
Tiênio Costa, diretor Operacional do Iapen, ressaltou que o principal objetivo da operação é fortalecer as ações que já vinham sendo desempenhadas, só que agora de forma mais robusta, com apoio das demais forças de Segurança do Estado. “Então estamos intensificando as rondas internas e externas nos presídios”, afirmou.
O coronel Sérgio Albuquerque, coordenador do Ciopaer, ressaltou que o Ciopaer está pronto para atuar e não perder a ocorrência. “Nossa aeronave conta com essa mobilidade toda, pode pousar em qualquer lugar, pode sobrevoar, qualquer movimentação fica visível, então é fácil fazer uma plataforma de observação do helicóptero para a gente avisar alguma movimentação estranha. Então o helicóptero é versátil demais, a gente pode utilizar de diversas maneiras”, explicou o coordenador.
Ao final da ação, Marcos Frank reuniu as forças de Segurança que participaram da ação e fez um agradecimento especial a cada uma, onde ressaltou a importância de um trabalho conjunto, integrado para o fortalecimento da Segurança Pública do Acre e para o bem de toda a sociedade.