Força Nacional do SUS vistoria unidades atingidas pela enchente

Uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), do Núcleo estadual do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) visitou os municípios do Alto Acre, nesta sexta-feira, 6. Acompanhados do secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, os profissionais verificaram de perto os danos causados pela enchente do Rio Acre, principalmente à rede de atenção do SUS, composta por postos de saúde e hospitais. Na quinta-feira, 5, eles vistoriaram a situação da capital. Neste sábado, 7, seguem para Porto Acre.

Hospital de Xapuri ficou quase totalmente submerso; ainda não há data para retorno do funcionamento (Foto: Diego Tenutti)
Hospital de Xapuri ficou quase totalmente submerso; ainda não há data para retorno do funcionamento (Foto: Diego Tenutti)

Vistorias no Alto Acre

Em Xapuri, os profissionais vistoriaram a Unidade de Saúde da Família José Fadul (UBS), de responsabilidade da prefeitura, para onde foram encaminhados os serviços de urgência e emergência e sala de parto. Esses e outros serviços eram ofertados no Hospital Dr. Epaminondas Jácome, que ficou quase totalmente submerso pela enchente.

Alguns setores do hospital foram comprometidos, como lavanderia, central de esterilização e equipamento de raios-X. Os servidores do hospital e voluntários ainda fazem o trabalho pesado de limpeza, com a retirada da lama deixada pela água e desinfecção dos ambientes. Ainda não há previsão de retorno do funcionamento da unidade estadual.

Ainda em Xapuri, foram verificados os danos das sedes do Controle de Endemias e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), completamente atingidas pela alagação.

Laboratório de Fronteira de Brasileia foi completamente atingido pela enchente (Foto: Diego Tenutti)
Laboratório de Fronteira de Brasileia foi completamente atingido pela enchente (Foto: Diego Tenutti)

Em Brasileia, o Hospital Raimundo Chaar continua com a parte da frente interditada por medida de precaução, devido ao desbarrancamento da margem do rio, próximo à unidade. Com isso, são realizados apenas atendimentos de urgência e emergência. Outros casos são encaminhados para as unidades municipais, como o Centro de Saúde Cândido de Mesquita, de Epitaciolândia.

Ainda em Brasileia, os profissionais do SUS, MS e Sesacre vistoriaram um abrigo público e o Laboratório de Fronteira (Lafron), especializado em exames de saúde pública. O Lafron realiza exames para constatação de doenças endêmicas, como dengue, por exemplo. A água chegou ao forro da unidade, mas todos os equipamentos para realização de exames foram encaminhados para o Hemonúcleo de Brasileia, sem avarias.

Avaliação e medidas de apoio

Depois de toda a vistoria com registros fotográficos e coleta de dados, a equipe do SUS e MS avaliará novas medidas de apoio do governo federal para a manutenção dos serviços de saúde, nesse momento de crise provocada pela cheia do Rio Acre. Posteriormente, deverá ser colocado em prática um trabalho de recuperação das unidades de saúde.

“O mais importante disso tudo é que, desde o início da enchente, nós estivemos unidos [governos municipais, estadual e federal] para garantir o serviço de saúde à população. Independentemente dos locais – pois tivemos unidades estaduais atingidas, e remanejamos nosso serviços para unidades municipais –, nós estamos conseguindo manter a oferta de saúde”, ressaltou o secretário Armando Melo.