Reforma

Fonte em frente ao Palácio Rio Branco ganha nova iluminação

Um dos cartões-postais da cidade, Fonte Luminosa ganha novas cores

Quem anda pela região central de Rio Branco, mais precisamente em frente ao Palácio Rio Branco, já pode reparar em um novo detalhe. A Fonte Luminosa, localizada no centro da capital, ganhou novas cores e luzes. A obra, recentemente concluída, foi realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra).

O diretor Técnico da Seinfra, Alessandro Rocha, conta que as obras de reforma do ponto histórico começaram há pouco mais de um mês. “A fonte estava completamente abandonada, com vazamentos, sistema elétrico comprometido, problemas na sua estrutura, piso com grandes fissuras e pintura comprometida. Há anos não passava por nenhuma intervenção”, explica Rocha.

A partir do momento em que os problemas foram detectados, uma verdadeira força-tarefa foi montada para restaurar e recuperar o local. A equipe técnica realizou serviços na estrutura da fonte como tratamento de fissura e recuperação de todo o sistema elétrico, inclusive do módulo que controla automaticamente o jogo de luz e o jato de água, além de pintura com tinta de alta resistência.

Cartão-postal da cidade, fonte ganhou nova iluminação. Foto: Diego Gurgel/Secom

Maurício Barbosa é professor em uma escola no centro da cidade e diariamente passa pela fonte luminosa. “Eu achei ótimo. Na verdade, já tinha um bom tempo que a praça parecia abandonada, que a fonte estava suja e pichada, então, acho que a nova iluminação e restauração trouxe um novo ar para essa parte da cidade que conta a história do nosso estado”, diz o professor.

Praças e parques iluminados

A obra faz parte de um conjunto de ações que o governador Gladson Cameli determinou que a Seinfra iniciasse. Breve praças e parques de Rio Branco terão a iluminação restaurada por equipes da secretaria.

O Obelisco do Acre  foi restaurado e o Palácio Rio Branco já começou a ser reformado.