O bom uso da internet e das redes sociais é um assunto em evidência, e cada vez mais, cresce a necessidade de conscientização sobre este uso. Pensando nisso, o Floresta Digital enfatizou a segurança na internet em suas atividades para o mês de dezembro, oferecendo uma completa oficina de redes sociais, além de outras atividades igualmente importantes em seus telecentros.
A Oficina de Redes Sociais funciona como um “passeio seguro pelas redes sociais”, com duração de duas semanas e totalizando vinte horas de aulas. A oficina irá começar pela Internet, sua história e suas potencialidades, Um passeio seguro pelas redes sociais abordando em seguida diversos temas, passando pelo E-mail, até chegar ao Orkut, Twitter, MSN, e às diversas Redes Sociais, buscando identificar o que são e como usá-las da forma adequada. De acordo com a coordenadora pedagógica Yana Silva esta Oficina está sendo reativada “em razão dos recentes fatos envolvendo redes sociais, pois é preciso reforçar a forma correta de se utilizar estes serviços”.
Desta forma, a oficina faz parte da programação da maioria dos telecentros, tanto da capital quanto dos municípios. Outra Oficina que acaba complementando este enfoque na segurança e no bom uso é a Oficina de Compras na Internet, elaborada para ensinar os procedimentos necessários para evitar os erros mais comuns, que podem prejudicar às pessoas mais desatentas.
Mas outros temas estão no cronograma, entre eles, a Oficina de Cartões Virtuais, que devido à chegada do Natal servem também para a elaboração de presentes criativos e personalizados. Na oficina, ferramentas on-line de criação de cartões virtuais caminham lado a lado com ferramentas de edição, como o programa Gimp, que possibilita ao aluno salvar e até imprimir posteriormente seu cartão, caso deseje.
De acordo com Yana, no mês de Dezembro não consta na agenda de atividades os cursos básicos de informática porque “nesta época do ano, com os estudantes tendo de fazer muitos trabalhos e pesquisas, a procura por um espaço voltado aos estudos é muito grande”, explica demonstrando que a elaboração das atividades sempre leva em consideração a demanda dos usuários.
Mais informações: http://www.comunidadedigital.ac.gov.br