Após o período de inscrições em todos os telecentros da capital, o Floresta Digital está divulgando o resultado das turmas para diversos cursos em maio. Foram mais de duzentos inscritos e agora devem confirmar até sexta feira, 17, sua inscrição, já que o início das atividades dos cursos e oficinas é a partir deste sábado, 18.
As novidades vão desde a oficina de “Jornalismo Comunitário”, uma oficina que depois de mais de um ano volta à grade de cursos dos telecentros. Guadalupe Kristel, acadêmica do 3º período de jornalismo da Ufac e estagiária do núcleo de comunicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma das alunas que se inscreveram. Ela conta que vê essa oficina com uma oportunidade de qualificação. “Pretendo aprimorar meus conhecimentos e aprender mais sobre a área, além de acrescentar no meu currículo”, disse a jovem, também inscrita no curso de informática básica.
O objetivo da oficina de jornalismo é apresentar os conceitos básicos do jornalismo para os jovens da comunidade. “Já aplicamos esta oficina em 2010 em diversos telecentros do estado e foi uma experiência enriquecedora para todos”, afirma Fábio Carvalho, coordenador de ensino dos telecentros.
Fábio explica que a oficina abordará diversos aspectos do jornalismo. “Além disso, o interessante é que ao final eles saem com seu próprio jornalzinho nas mãos, é bem prático”, finaliza o coordenador e também criador da oficina.
Outra novidade nos telecentros está sendo a oficina de instalação do Kit Floresta Digital, um curso que já era passado para a comunidade, por meio do espaço EaD do programa e ganha nesse mês sua modalidade presencial. O curso tem como objetivo repassar aos usuários todas as informações necessárias para obter um melhor sinal de internet em sua casa, capacitando o cidadão para que ele mesmo possa realizar os ajustes na sua antena sem dificuldades.
Novo Sistema
O programa Floresta Digital sempre busca oferecer variedade de cursos e oficinas, e para facilitar o processo de inscrição está utilizando um novo sistema. “O usuário se dirige a qualquer telecentro do programa em Rio Branco e também da Biblioteca Pública, e preenche uma ficha, junto com seus dados, telefone para contato, bem como a opção de cursos e qual telecentro na capital tem interesse em se inscrever”, explica Paulo Henrique Oliveira, chefe da Divisão de Inclusão Digital da Secretaria de Planejamento (Seplan). “Assim, mesmo que não tenha nenhum curso ou vaga disponível naquele momento, nós podemos encaixar o interessado em futuras turmas, de acordo com a demanda”.
Crisnayra Vasconcelos, também da equipe pedagógica dos telecentros, explica que antes do advento desse sistema das fichas, o processo era feito de acordo com um cronograma. “Antes era montado todo mês um cronograma específico para cada telecentro, onde constavam os cursos que seriam ofertados, mas agora não nos limitamos ao que é oferecido no início do mês, estamos em constante fechamento de turmas”. Ela ainda complementa informando que um sistema de inscrição online está sendo desenvolvida pela equipe. “O que será outro ganho, pois o aluno poderá se pré-inscrever de sua própria casa”.
Veja aqui a lista completa das turmas de Maio em todos os telecentros: Clique aqui.