O programa Floresta Digital finalizou neste sábado, 20, a formação presencial dos novos monitores dos telecentros. A formação teve duração de cinco semanas, sendo realizada no Telecentro Barracão, na Baixada da Sobral. A capacitação inclui treinamento relacionado a atendimento, cadastro e recadastramento no Floresta Digital e Informática Básica.
Para a estagiária Gessiane Jardim, estudante de pedagogia na Universidade Federal do Acre (Ufac) e monitora lotada na Biblioteca Pública, a formação foi muito positiva. “Para mim, foi muito importante fazer essa formação, na qual aprendi muito em relação ao meu trabalho.” Para ela, o curso teve fundamental importância também para estreitar os laços dentro do próprio ambiente de trabalho. “Acredito que hoje tenho outra visão sobre o programa. Sei que se importam conosco e não são apenas patrão e funcionários, mas uma verdadeira equipe, em que um precisa do outro”, ressalta a futura professora.
Leia mais |
Outro que aprovou a formação foi o monitor Pedro Henrique, também da Biblioteca Pública, mas que até então era estagiário no Telecentro Parque, localizado no Parque da Maternidade. Para ele, o mais importante foi a oportunidade de trocar experiências entre os colegas e com a coordenação dos telecentros. “A formação serviu para esclarecer dificuldades existentes nos variados telecentros de Rio Branco, onde pudemos discutir situações diversas”, disse.
O coordenador de ensino dos telecentros, Fábio Carvalho, explica que outros monitores recém-ingressados nos telecentros de Rio Branco já estão sendo chamados para uma nova turma, que se iniciará após o Flisol. “O evento é bem grande e iremos disponibilizar diversos estagiários para o apoio local. Dessa forma, só poderemos prosseguir com a nova turma após o evento.”
Fábio explica ainda que a formação presencial é apenas o início, pois se trata de uma formação continuada. “Agora esses monitores irão prosseguir com seu aprendizado no nosso portal de ensino a distânciia [http://ead.florestadigital.