O governo do estado, por meio do seu programa de inclusão digital, Floresta Digital, está com inscrições abertas, a partir desta segunda, 06, para a nova turma do curso de “Montagem e Manutenção em Microcomputadores e Redes”. Recém-inaugurado no último dia 27, o Telecentro do Centro da Juventude (Ceja) do Montanhês, foi o local escolhido para realização da nova turma do curso.
De acordo com o acadêmico do 5º período de Sistema de Informação e um dos monitores que irá aplicar o curso, Tiago Passos, essa é uma boa oportunidade profissional. “É uma satisfação muito grande, poder ajudar a comunidade, oferecendo esse curso de forma gratuita”. Ele acrescenta que esse curso oferece aos alunos, uma opção mais avançada do que o curso básico de informática. “É uma forma de oferecer aos jovens, que estão se inserido no mercado de trabalho, um novo leque de oportunidades, pois o aluno poderá trabalhar na formatação e manutenção de micros”, disse.
Fábio Carvalho, coordenador de ensino dos telecentros, explica que um dos motivos da escolha do Ceja do Montanhês para realização desse curso é oferecer a comunidade da região, uma nova forma de acesso à inclusão digital. “Este telecentro atende uma vasta região, alcançando também as comunidades do Caladinho, Tancredo Neves, Jorge Lavocat, entre outros. E a comunidade destes bairros sempre foi muito envolvida com o telecentro, com muita demanda por cursos e oficinas”, disse.
Os interessados em concorrer à uma das 15 vagas do curso podem procurar o Telecentro do Ceja do Montanhês, até o dia 10, das 08 às 18 h para preencher um cupom, que deve conter seus dados pessoais, tais como, nome completo, endereço de e-mail e um telefone para contato. O cupom será depositado em uma urna, onde será submetido a um sorteio, que ocorrerá no próprio Telecentro do Montanhês, no dia 11 de maio, às 12h. As aulas terão inicio no dia 15, sendo ministradas três vezes na semana, no próprio Telecentro do Ceja do Montanhês, no período da tarde.
Uma experiência de sucesso
Morador da baixada da Sobral, Ezequiel da Silva Oliveira, é um dos jovens que está fazendo parte da primeira turma do curso de “Montagem e Manutenção”, que está sendo ministrado no Telecentro do Teatro Barracão. “Este curso é importante pois é uma forma de ajudar as pessoas, pois elas, ao invés de pagar alguém para arrumar seu computador, ela mesma pode arrumar, e inclusive até ganhar uma renda extra com isso”, disse o aluno visando novas oportunidades profissionais.
Lucas de Almeida Lima, morador do bairro João Eduardo II, é outro jovem que está fazendo o curso. Ele ficou sabendo da oportunidade, por meio da panfletagem feita em sua escola. “A equipe do programa foi lá no colégio Heloísa Mourão Marques, onde estudo, informar aos alunos que estava tendo esse curso aqui no Barracão”. Ele conta ainda que tem gostado na metodologia usada no curso. “O curso proporciona o aluno ter os conhecimentos básicos para que ele possa atuar na área de manutenção de computadores”, conclui.
Monitor há mais de um ano do programa, Chrystian Barbosa, acadêmico do curso de Sistema de Informação, conta que está sendo muito bom aplicar esse curso, principalmente devido ao empenho dos alunos. “Os alunos estão gostando, eles estão se dedicando ao máximo nas atividades, dá de ver isso na porcentagem de falta deles, que é mínima”. O monitor acrescenta que ele tenta fazer o máximo para poder dinamizar a aula. “Eu procuro oferecer o máximo de dinâmica possível para poder deixá-los atentos e curiosos”, conclui.
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo programa Floresta Digital basta acessar o portal do programa http://