Presidente do TRE lança segunda etapa do Fórum Eleitoral de Cruzeiro do Sul

Com área construída de 1.443,54 metros quadrados, novo Fórum oferecerá  mais conforto a eleitores e servidores

O desembargador Pedro Ranzi, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), deu a ordem de serviço para a construção da segunda etapa do novo Fórum Eleitoral de Cruzeiro do Sul  (Flaviano Schneider)
O desembargador Pedro Ranzi, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), deu a ordem de serviço para a construção da segunda etapa do novo Fórum Eleitoral de Cruzeiro do Sul  (Flaviano Schneider)

O desembargador Pedro Ranzi, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), deu a ordem de serviço para a construção da segunda etapa do novo Fórum Eleitoral de Cruzeiro do Sul (Flaviano Schneider)

O desembargador Pedro Ranzi, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), deu a ordem de serviço para a construção da segunda etapa do novo Fórum Eleitoral de Cruzeiro do Sul em ato acontecido no local da construção. As obras do novo fórum foram iniciadas em 2010. Na primeira etapa foram feitas as instalações provisórias, montagem do canteiro de obras, fundação com estacas moldadas in loco e tubulões, a mesoestrutura e superestrutura, tendo sido investidos 1.444.950,36.

A segunda etapa tem um prazo de 240 dias para ficar pronta e, depois de concluída a terceira etapa, o novo Fórum deverá ser entregue em 2013. Todo o projeto tem 1.443,54 metros quadrados, com destaque para um Museu da História local e da Justiça Eleitoral, um auditório para 108 pessoas, um amplo salão de atendimento e um depósito de urnas da 4ª Zona Eleitoral (Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, da 5ª Zona (Tarauacá e Jordão) e da 7ª Zona (Feijó).

O projeto tem preocupações ambientais com o aproveitamento da água da chuva e da luz solar, além de atender os quesitos de acessibilidade. Localizado na Avenida 25 de Agosto, a área de 4.248 metros quadrados foi cedida pela Superintendência do Patrimônio da União.

O deputado federal Gladson Cameli esteve presente ao ato representando parlamentares e ex-parlamentares que com suas emendas viabilizaram os recursos para a obra. O desembargador Ranzi agradeceu e fez questão de citar os nomes de todos: ex-senadores Geraldo Mesquita Júnior e Tião Viana, atual governador; ex-deputados Fernando Melo e Ilderlei Cordeiro; senador Sérgio Petecão e deputados Flaviano Melo, Gladson Cameli e Henrique Afonso.

Dificuldades técnicas

Segundo Ranzi, havia uma cobrança da comunidade do bairro Aeroporto Velho de que as obras do Fórum estavam interrompidas. Ele explicou que houve uma descontinuidade na execução por problemas técnicos, com licitações que tiveram que ser refeitas cinco vezes. “Nós tínhamos o dinheiro na conta, mas não poderíamos continuar a obra sem atender as regras do Tribunal de Conta da União”, disse.

Minuto eleitoral

A juíza eleitoral da 4ª Zona, Andréia Brito, manifestou sua intenção de realizar a partir de 2012 um encontro com a imprensa duas vezes para transmitir informações de interesse da comunidade. “Reconhecemos a importância e complexidade dessas eleições de 2012 e, pensando nisso e já  observando esses primeiros meses à frente da 4ª Zona Eleitoral, ficou bastante clara a falta de conhecimento, de informação do que está posto na legislação. Queremos fazer um ‘minuto eleitoral’, fazendo as divulgações do calendário oficial das Eleições/2012 para que eleitores e candidatos possam saber o que está acontecendo naquele momento em relação ao pleito do ano que vem”, disse.