Fiscalização combate transporte ilegal de animais na BR-364

Técnicos do Idaf conferem a quantidade de animais que é transportada nos caminhões pela BR-364 (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Técnicos do Idaf conferem a quantidade de animais que é transportada nos caminhões pela BR-364 (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Nos últimos dias, animais e produtos de origem vegetal que são transportados pela BR-364 estão sendo minuciosamente fiscalizados por agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).

O órgão montou duas barreiras próximas aos municípios de Feijó e Tarauacá. Todos os veículos que transportam animais e produtos de origem animal ou vegetal têm a carga vistoriada pela equipe do instituto.

Uma das exigências verificadas nas barreiras é a posse por parte de quem faz o transporte da Guia de Trânsito Animal (GTA). Com esse documento, o Idaf consegue identificar se os animais estão saudáveis e livres de doenças como a aftosa, brucelose e tuberculose.

Uma das doenças que mais preocupam é a brucelose, que pode causar vários problemas de saúde no ser humano quando a carne é mal cozida e também por meio do consumo de leite e de seus derivados, como o queijo.

Gado sem GTA não passa pela barreira

Quando a documentação não está adequada, o veículo com os animais é impedido de passar pela barreira e é obrigado a retornar à propriedade de origem.

Maniana Benevides, veterinária, chefe do escritório do Idaf em Feijó, fala da importância das barreiras. “O grande objetivo desse trabalho é conscientizar o produtor. Além de verificarmos se há a GTA, verificamos se a carga confere. A contagem dos animais é importante, já que uma das tentativas de burlar a fiscalização é colocar um número maior de animais do que tá discriminado no documento”

Para a realização das duas barreiras, o Idaf mobilizou cerca de 15 profissionais. Além dos escritórios dos dois municípios, servidores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul também foram destacados para o trabalho.

“Aqui nada mais do que um trabalho em defesa da saúde das pessoas. É preciso a compreensão de que quando paramos um veículo transportando animal sem a GTA e não permitimos que ele siga caminho, estamos defendendo o investimento de quem garante a sanidade de seus animais e garantindo a qualidade do nosso rebanho”, afirma Mamed Dankar, diretor presidente do Idaf.

Outra ação importante das barreiras é inibir o roubo de gado na região, já que sem a GTA os animais não passam pelas equipes de fiscalização.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter