Com apoio do Exército e do governo do Estado, a prefeitura de Rio Branco iniciou na terça-feira, 2, a volta para casa das famílias que estavam abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco há cerca duas semanas, em decorrência da enchente do Rio Acre.
De acordo com o tenente-coronel George Santos, coordenador municipal da Defesa Civil, na terça-feira 174 famílias foram retiradas para retornar às suas casas. Na quarta-feira foram 163 famílias, finalizando na quinta-feira, 4, com as 49 que ainda permaneciam no parque. Além do Exército, a retirada foi realizada por trabalhadores da Semsur e da Emurb e também por homens do Corpo de Bombeiros.
O nível do Rio Acre chegou a 15,34 metros, e na medição das 6 da manhã de quinta-feira, 4, estava em 11,14 metros, o que para o coordenador da Defesa Civil já era possível fazer o retorno de todas as famílias com segurança. Na retirada foi utilizado o critério da ordem inversa da chegada ao Parque – os primeiros a sair foram os últimos a serem alojados.
Além da retirada das famílias, a prefeitura de Rio Branco iniciou na última segunda-feira, 1º, a limpeza das ruas que foram atingidas pela enchente, e as secretarias municipal e estadual de Saúde fazem o monitoramento para evitar uma série de doenças, entre as quais a leptospirose, causada pela urina do rato. Kits de limpeza também foram entregues para as famílias atingidas pela cheia do rio.
Este ano, o Parque de Exposições chegou a abrigar mais de 1,6 mil pessoas, das quais quase setecentas eram crianças. Elas tiveram toda a assistência da prefeitura de Rio Branco. A Secretaria Municipal de Saúde coordenou a distribuição de kits bucais, realizou vacinas, atualizou carteiras de vacinação e prestou toda a assistência necessária às famílias.
Mais do que isso, a prefeitura, em parceria com o governo do Estado, também colocou uma série de serviços, como corte de cabelo, diversas atividades esportivas e lúdicas e até sessões diárias de cinema para as crianças e também para os adultos.
A segurança do parque foi garantida pelos vinte homens do policiamento municipal, que tiveram apoio de policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que além das rondas dentro do parque também realizaram, de barco, blitz nos bairros atingidos para que as casas dos desabrigados fossem preservadas.
O fluxo de veículos na parte interna do parque foi controlado pela RBTrans, com o objetivo de garantir segurança às pessoas que estavam abrigadas no local – sobretudo as mais de setecentas crianças – e evitar a ocorrência de acidentes.
Este ano, oito bairros foram atingidos pela enchente do Rio Acre. O prefeito Marcus Alexandre, além de visitar diariamente as famílias que ficaram alojadas no abrigo, visitou todos os lugares atingidos e prestou solidariedade às famílias vítimas da alagação.
“Ficamos muito tranquilos”
A dor e o sofrimento causados às famílias atingidas pela enchente do Rio Acre foram minimizados pela ação da prefeitura aos desabrigados. O apoio não foi dado somente no abrigo público, mas também nos bairros. No pós-enchente, todo um trabalho de limpeza das ruas está sendo realizado, juntamente com a distribuição de kits de limpeza.
Oneide Teixeira, moradora do bairro Cadeia Velha, diz que ficou “tranquila”, apesar de a água ter chegado até sua casa. Sem a ajuda da prefeitura, diz, as coisas poderiam ter sido muito piores e sua casa, saqueada caso governo e a prefeitura não tivessem dado a assistência necessária.
Ela faz questão de elogiar todas as equipes que trabalharam no acolhimento das pessoas. “Não temos do que reclamar. Fomos muito bem acolhidos e toda a assistência necessária foi prestada pelas equipes aqui no parque”, fez questão de dizer.
Quem também gostou do acolhimento das equipes e do trabalho realizado pela prefeitura aos desabrigados no parque de exposições foi Aldenor Araújo, morador do bairro Taquari. Ele gostou principalmente do trabalho de segurança realizado durante a noite.
“O trabalho realizado por todos aqui foi muito satisfatório, principalmente durante a noite, quando os policiais garantiam a segurança de todos”, afirmou.