Finalistas de Cruzeiro do Sul ao Prêmio Gestão Escolar apostam em projetos de leitura

Rodas de leitura estimulam pais e alunos

escola_luiz_meirim_onofre_brito_022.jpg
escola_luiz_meirim_onofre_brito_027.jpg

Escola Luiz Antonio Meirim Pedreira aposta no incentivo à leitura e tem índice alto de aprovação (Fotos: Onofre Brito/Secom)

Se o desafio de tornar a leitura e a escrita um hábito corriqueiro entre os estudantes é grande, para os educadores das escolas Luiz Antonio Meirim Pedreira e Maria de Nazaré Lima, de Cruzeiro do Sul, finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2010, esse desafio tem sido aos poucos vencido com ações através de projetos que contemplam o envolvimento da família.

A Escola Luiz Antonio Meirim Pedreira atende 224 alunos nos turnos vespertino e matutino e está inserida em uma comunidade constituída por famílias de baixa renda, sendo a maioria filhos de pescadores, diaristas, pequenos comerciários e empregadas domésticas. A unidade de ensino possui índice de aprovação elevado, que chega em torno de  92%. Bimestralmente a unidade realiza audiência pública com os pais e toda a comunidade escolar para divulgar os resultados da aprendizagem.

Há dois anos a Meirim Pedreira vem trabalhando com o projeto "Lendo e Interpretando", que envolve todos os alunos do 1º ao 5º ano e a comunidade interna e externa da escola, com palestras sobre a importância da leitura. Para fortalecer essa ação, criou o "cantinho da leitura", onde os alunos podem ter acesso no intervalo, além de concurso de produção de poesias.

Além de rodas de leitura, os alunos levam para casa a Mala do Viajante, contendo livros, jornais e revistas, para que eles construam o hábito da leitura em seu lar com os familiares. "Realizamos cotidianamente o registro de nossas atividades, então resolvemos participar desse concurso para divulgarmos o trabalho desenvolvido por essa instituição. Merecemos o prêmio porque somos uma equipe unida e acreditamos que com boa vontade conseguimos realizar nossos sonhos", afirma Rosimar Simião, gestora da escola há três anos.

002.jpg
009.jpg

Na Escola Maria de Nazaré, as 113 crianças atendidas já aprenderam a importância do hábito da leitura (Fotos: Onofre Brito/Secom)

Na Escola Maria de Nazaré Lima, no bairro da Lagoa, as 113 crianças atendidas, já aprenderam que a leitura deve ser compartilhada com todos. Um dos projetos apresentados pela escola é o "Lendo, aprendendo e criando", que envolve desde o servente até a equipe gestora. Durante sua aplicação os alunos e professores saem pela comunidade para lêem histórias nas casas das famílias.

De acordo com a gestora, Milena Oliveira, o diferencial de sua escola são as atividades que levam em consideração a presença da família na escola. "Quero que elas cheguem mais em nosso ambiente e fiquem amigos da nossa escola, por isso oferecemos cursos e palestras para seu crescimento profissional e pessoal".

Milena comentou ainda da importância de poder representar seu município na 11ª edição do prêmio. Para ela, desde o momento em que a escola resolveu concorrer, toda a equipe fez uma avaliação dos pontos positivos e negativos e de como poderia melhorar. "A expectativa é grande para trazer esse troféu. Já está na hora de uma escola cruzeirense levar o prêmio de melhor gestão escolar", conclui.

A melhor gestão de 2010 será conhecida em cerimônia a ser realizada no Teatro Plácido de Castro, dia 5 de agosto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter