A professora e os estudantes da escola Humberto Soares que se classificaram para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria documentário receberam nesta terça, 26, uma Moção de Congratulação da Câmara Municipal de Rio Branco.
A homenagem é concedida pelos vereadores a pessoas que se destacam em alguma área. “Essa é um forma de agradecer a dedicação vocês. Nós estamos felizes porque esse documentário que levou vocês à final, Nordestinos do Acre, retrata muito da nossa história. Vocês estão contando a história das nossas raízes”, disse a vereadora Lene Petecão que presidiu a cerimônia.
O grupo é composto pela professora de Língua Portuguesa Ynaiara Moura e os estudantes do segundo ano Eloís Eduardo do Santos, Raele Brito e Thomaz Oliveira. Toda a produção e edição do documentário foram feitas por meio do aparelho celular. O audiovisual conta a história da vinda dos nordestinos para o estado no primeiro Ciclo da Borracha e tem como personagem principal a avó de um dos alunos, Eloís Eduardo.
“Eu fiquei muito emocionada em ver meu neto aqui e em nome de Jesus eu sei que ele vai ganhar essa final e também vai continuar sendo esse menino educado e sabido que ele é. Eu já estou muito satisfeita de ter visto ele indo viajar para a semifinal e agora essa homenagem.”, comemorou a avó, dona Raimunda dos Santos.
Este ano, a maioria dos professores de Língua Portuguesa de rede estadual aderiu ao concurso. Nas últimas etapas classificatórias os participantes receberam medalhas de bronze e prata. O grupo da Humberto Soares já coleciona as duas. Eles vão tentar a terceira, de ouro, na grande final que ocorrerá em São Paulo no dia 9 de dezembro.
“Como professora, eu sinto que quando eu coloco as duas medalhas no peito, eu estou representando todos os professores do nosso estado que participaram da olimpíada. E eu também me lembro da minha trajetória, das dificuldades do início”, celebra a professora Ynaiara.
O estudante Thomaz Menezes conta da emoção de receber o reconhecimento da câmara municipal. “Foi satisfatório saber que a câmara reconheceu o nosso trabalho e foi emocionante saber que os nossos governantes apoiam a nossa trajetória”.