Final da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação será em novembro

A Olimpíada estimula o trabalho em equipe e o aprendizado dos alunos (Foto: Assessoria SEE)
A Olimpíada estimula o trabalho em equipe e o aprendizado dos alunos (Foto: Assessoria SEE)

A quarta edição da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação do Acre (OJE) terá as duas etapas finais realizadas em novembro. As equipes classificadas são de nove escolas públicas de Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Tarauacá.

Ao todo, 16 equipes foram classificadas para participar da semifinal, que ocorrerá no dia 12 de novembro, mas somente as quatro equipes com a maior pontuação chegarão à grande final, prevista para o dia 28 do mesmo mês no Instituto São José, em Rio Branco.

Na edição 2014, chegaram até a semifinal as equipes das escolas João Calvino, Instituto São José, Armando Nogueira, José Ribamar Batista e Barão do Rio Branco, todas de Rio Branco. De Cruzeiro do Sul, foram classificadas as equipes das escolas Flodoardo Cabral, Dom Henrique Ruth e Anselmo Maia de Carvalho, e de Tarauacá, a escola Dr. Djalma da Cunha Batista.

Serão premiados os integrantes das quatro equipes finalistas, incluindo alunos e professores aliados. A premiação varia de acordo com a classificação, sendo que todas receberão um troféu definitivo para a escola junto com os outros prêmios.

Para o primeiro lugar, serão entregues aos integrantes da equipe vencedora tablets, medalhas e o grande prêmio: uma viagem para Lima, no Peru, sendo que um representante da escola campeã terá passagens, hospedagem, alimentação e passeios na cidade de Lima custeados pela equipe da OJE.

Para a diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Cleide Prudêncio, “estimular nossos jovens através de plataformas inovadoras colabora para o desenvolvimento positivo. A OJE foi pensada para aliar o interesse dos alunos com o conteúdo escolar, presente na avaliação do Enem”.

Sobre a Olimpíada

AOJE é uma olimpíada baseada em jogos digitais realiza nas escolas do Acre desde 2011, incluindo jogos casuais, enigmas inspirados no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), “wikigames” e jogos diversos. Para competir, as escolas montam suas equipes e através de uma rede social, realizam as competições e concluem os desafios.